Magda Cristina Nunes Mendonça, 14 anos, aluna do Colégio Municipal Ivete Santana Drumond de Aguiar, recebeu em Brasília (DF), o prêmio de primeira colocada em âmbito federal na categoria Estudante da 7ª e 8ª Séries do V Concurso DENATRAN de Educação no Trânsito. A solenidade de premiação aconteceu no escritório do Denatran, na quinta-feira (24). O prêmio foi entregue pelo diretor do Departamento Nacional de Trânsito, Ailton Brasiliense.
A estudante competiu com milhares de alunos das 7ª e 8ª séries das escolas de todo o país, e venceu em redação com o tema “A qualidade de vida e o trânsito”, um trabalho que não se limita a detectar os problemas que envolvem o trânsito caótico das cidades de grande e médio porte, causadores de estresse e geradores de violência, mas aponta soluções para coibir esses fatores importantes na baixa qualidade de vida. Dentre as sugestões oferecidas por Magda Cristina, se encontra a utilização de transportes coletivos por parte da maioria dos proprietários de carros. Outra sugestão é a adoção do uso da bicicleta.
Magda ressaltou como outro fator causador de acidentes a pressa dos pedestres, que atravessam as pistas longe dos sinais de trânsito, aliada à imprudência dos motoristas, muitas vezes alcoolizados. “Sabemos que a maior parte dos acidentes no trânsito é causada por imprudência do motorista ou do pedestre, mas o álcool tem feito também muitas vítimas. Deve-se tornar mais severas as multas para quem dirige embriagado, pois coloca em risco sua própria vida e a de outras pessoas. Devem ser bem vigorosas essas multas, pois com a vida não se brinca”, disse a estudante.
O evento contou com a presença do secretário de Transporte de Macaé, Fernando Magalhães, do secretário-executivo do Ministério das Cidades, Rodrigo Figueiredo, do secretário nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, José Carlos Xavier, do deputado federal Beto Albuquerque, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro.