A Superintendência do Ensino Fundamental Anos Iniciais, da Secretaria de Educação, está aplicando, nesta terça-feira (16), para os estudantes do 5º ano de 45 escolas, o simulado do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). O objetivo é avaliar a qualidade do ensino, visando a implementação de políticas públicas para melhorias.
A superintendente do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Eliane Salgado, explicou que o simulado começou a ser aplicado na segunda-feira (15). “A secretaria elaborou um plano de ações com o intuito de contribuir na preparação da rede municipal de Macaé à realização desta avaliação. Foi estabelecida a aplicação de simulados na rota do SAEB – uma vez ao mês, com análise dos resultados para replanejamento das ações”, explicou.
Ela acrescentou ainda que a prova de Língua Portuguesa do 5º ano tem foco em leitura, com a proposta de verificar se os alunos são capazes de aprender o texto como construção de conhecimento em diferentes níveis de compreensão, análise e interpretação.
“Já a prova de Matemática tem foco na resolução de problemas, considerando as capacidades como observação, estabelecimento de relações, comunicação (diferentes linguagens), argumentação e validação de processos, estimulando formas de raciocínio”, acrescentou.
Neste primeiro simulado, os estudantes terão o tempo de uma hora e sessenta minutos para realização de cada prova. Este tempo deve ser combinado entre o aplicador e a turma antes do início da avaliação. Ao término de uma hora, o aplicador deverá interromper a execução da prova. Ele também deverá explicar o uso do cartão resposta.
Os estudantes que possuem algum impedimento para realização da prova, deverão fazer outra atividade planejada pela equipe pedagógica, atendendo o Regimento Escolar da Rede Municipal de Ensino de Macaé 2010 (título III; capítulo I, Seção V; Art. 78).
A previsão é de que a prova do SAEB seja aplicada entre o final de outubro e início de novembro.