logo

Estudantes macaenses ganham prêmios do concurso V DENATRAN

09/11/2005 15:14:58 - Jornalista: Cesar Dussac

Magda Cristina Nunes Mendonça, aluna do Colégio Municipal Ivete Santana Drumond, situado no Frade, foi a primeira colocada em âmbito federal na categoria Estudante da 7ª e 8ª Séries do V Concurso DENATRAN de Educação no Trânsito. Aluna, professora e o colégio vão receber, em Brasília, prêmio em dinheiro no total de R$ 5 mil. O Departamento Nacional de Trânsito enviou à Secretaria de Transporte, semana passada, a relação dos premiados em nível estadual.

A estudante concorreu com uma redação sobre o tema “A qualidade de vida e o trânsito”. Magda citou o trânsito caótico das cidades como causa de estresse, gerador de violência e fator importante na baixa qualidade de vida, e sugeriu a utilização de transportes coletivos por parte da maioria dos proprietários de carros. Para a diminuição da poluição, Magda sugeriu o uso da bicicleta. A pressa dos pedestres, que atravessam as pistas longe dos sinais de trânsito, aliada à imprudência dos motoristas, muitas vezes alcoolizados, também foram citadas como causadoras de acidentes com vítimas, geralmente fatais. Para diminuir o número de mortes, Magda sugeriu penalidade mais severa.

- “Sabemos que a maior parte dos acidentes no trânsito é causada por imprudência do motorista ou do pedestre, mas o álcool tem feito também muitas vítimas. Deve-se tornar mais severas as multas para quem dirige embriagado. Eles arriscam sua própria vida e pondo em risco a vida de outros. Devem ser bem vigorosas essas multas, pois com a vida não se brinca”, ressaltou a aluna.

Os premiados no âmbito estadual, além de Magda Cristina, vão receber placa por sua contribuição: Aline Machado Sanches, aluna do colégio particular Barroco Lopes, 1ª colocada na categoria Estudante 5ª e 6ª Séries, bem como o professor Délio de Brito Oliveira e o colégio; Rawlinson Santos de Assis, da AMADA, 1º colocado na Categoria Estudante – Educação Especial e a professora Rita Coutinho, pela colocação de seu aluno, além da própria AMADA; Luiane Oliveira de Castro, do Colégio Estadual Matias Neto, foi a 1ª colocada na Categoria Estudante Ensino Médio. A professora Olga Aguiar e o colégio também vão receber placa de honra por sua contribuição à realização do concurso.

Ao divulgar a relação dos estudantes macaenses premiados, o secretário de Transporte, Fernando Magalhães, ressaltou o alto nível dos trabalhos dos alunos do município. “A seleção dos trabalhos, em âmbito municipal, exigiu muito da comissão julgadora, devido ao alto nível apresentado. Isso reflete a alta qualidade do nível de ensino aplicado nas escolas, com premiação no âmbito estadual e federal, quando alunos de Macaé concorreram com milhares de estudantes de todo o Brasil”, observou o secretário.