Etapa final da XX Gincana Jovem acontece neste sábado

05/08/2005 15:36:15 - Jornalista: Alexandre Bordalo

A etapa final da XX Gincana Jovem acontece neste sábado, dia 06. A partir das 8h, as cinco equipes, que têm 50 participantes cada, iniciam o desfile temático. Os jovens estarão concentrados na Rua Prefeito Moreira Neto, ao lado da Igreja São João Batista. Depois percorrerão o entorno da Praça Veríssimo de Melo e terminarão o desfile no Ginásio Juquinha, onde permanecem até às 12h, realizando provas e tarefas surpresas. Das 14h às 19h, serão realizadas provas instantâneas no Clube Cidade do Sol.

O tema deste ano é “20 anos de gincana jovem” e o slogam: “20 anos fazendo e vivendo a diferença”. Já foram arrecadadas pelas equipes três toneladas de latinhas de alumínio, cujo montante da venda será revertido para o projeto social do evento. Na edição de 2004, o dinheiro arrecadado pelos jovens nas ruas foi utilizado para que 200 pessoas de baixo poder aquisitivo do Morro de Santana e da Ajuda de Baixo fizessem cursos de soldagem, pintura industrial, operador de empilhadeira, noções de eletro técnica e técnicas básicas de instrumentação. Tudo isso, foi conseguido junto ao Senai pela organização do evento, que também ajudou a Fundação Esperança, o Asilo da Velhice Desamparada e a Entidade Flor do Amanhã.

“Esperamos repetir a atuação social neste ano”, afirma o coordenador da XX Gincana Jovem, Igor Sardinha, de 24 anos. Os participantes têm entre 15 e 23 anos e contam com equipe de apoio. Outro feito da atual edição da gincana foi a quantidade de sangue doado. “Conseguimos aumentar o número de doadores. Antes era de 16, durante a competição foi para 38 doadores”, conta Igor.

Neste sábado, haverá homenagens aos ex-participantes das gincanas que hoje são autoridades políticas. Serão lembrados o deputado Glauco Lopes, o prefeito Riverton Mussi e o diretor do Hospital Público Municipal Aluízio dos Santos Júnior. Na adolescência, eles fizeram parte de suas equipes e competiram nas provas.

A equipe vencedora ganhará um final de semana na Ilha Grande, em Angra dos Reis, nos dias 20, 21 e 22 de agosto. O segundo lugar irá à Ilha de Santana, em data a ser definida. A secretaria municipal de Meio Ambiente realizará palestra sobre conscientização ambiental durante o passeio.

A festa de encerramento será no Tênis Clube (sede praia), a partir de meia noite. As bandas Código de Barra, Simpatisamba, Impressão Reggae e o MC Artur irão animar a galera. A entrada custa R$ 10 e só é permitida para maiores de 18 anos.