Foto: Ana Chaffin
Cerca de 200 estudantes da rede municipal de educação competiram no Forte Marechal Hermes
Macaé, que aderiu ao programa federal de Formação Esportiva Escolar, o ‘Atleta na Escola’, lançado em março, realizou nessa sexta-feira (16) a etapa municipal da competição. Depois da fase escolar, cerca de 200 estudantes da rede municipal de educação classificados competiram no Forte Marechal Hermes, no bairro Imbetiba. Os vencedores vão disputar a fase estadual e ainda a nacional, realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Entre os alunos classificados para as próximas etapas está Allan de Souza Xavier, 14 anos, do Ciep 455 Municipalizado Maringá. Nesta etapa do ‘Atleta na Escola’, ele conquistou três medalhas de ouro, nos 75 e mil metros e no salto em distância. O estudante já havia obtido destaque no atletismo do município. Do dia 4 a 9 de setembro, Allan e sua colega de escola, Daliane de Paula Ferreira, 13 anos, irão participar da etapa nacional da Olimpíada Estudantil, organizada pelo COB. Nessa competição, Allan vai disputar seis provas, além de participar da equipe do Estado do Rio de Janeiro do revezamento 4 x 75 metros.
O adolescente morador do bairro Novo Horizonte teve seu primeiro contato com o atletismo na escola, através do seu irmão mais velho que já praticava. “Gostei, fiquei e me dedico muito porque gosto. Isto pode ser o meu futuro”, disse. Já Daliane, que mora no bairro Visconde de Araújo, não disputou as modalidades dessa etapa do ‘Atleta na Escola’, mas defenderá Macaé e o estado nas provas de lançamento de dardo e de disco. “Mesmo que eu venha a seguir um caminho diferente do atletismo, isso me motiva a conquistar as outras coisas que desejo”, revela a adolescente.
O evento, que teve início às 9 horas e 30 minutos e terminou às 15 horas e 30 minutos, contou com a participação de sete unidades escolares que se cadastraram no programa: Ciep 455 Municipalizado Maringá, Colégio M. do Sana, Colégio M. Engenho da Praia, Colégio M. Eraldo Mussi, Colégio M. Generino Teotônio de Luna, Colégio Municipal Neusa Goulart Brizola e Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira.
Os estudantes disputaram provas nas categorias masculino e feminino, de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. Cada unidade escolar pode levar três atletas por prova. O destaque foi para o Ciep M. Maringá, que ficou com nove medalhas de ouro. O Colégio Generino conquistou duas e o do Sana, uma. Além das provas cadastradas, a competição contou ainda com uma demonstração da prova de revezamento por 4 x 100 metros.
Atleta na Escola - As escolas que se credenciaram ao projeto irão receber do governo federal R$ 1 mil, acrescido de um valor calculado de acordo com o número de alunos da unidade. Os recursos financeiros deverão ser empregados na aquisição de materiais ou ainda na
contratação de serviços para realização de reparos e de pequenas adequações para favorecer a manutenção, a conservação e a melhoria das instalações físicas da escola para a realização de atividades educativas e esportivas.
As atividades são realizadas por professores de Educação Física em horários de contraturno ou extraclasse. Em maio, a Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de incentivar o programa, entregou a todas as escolas da rede equipamentos e materiais, como bolas, redes, blocos de saída, cordas, tabuleiros de xadrez, entre outros. A intenção dos gestores com relação ao programa é que a culminância municipal seja realizada anualmente. Durante o evento, os alunos competidores receberam dois lanches, além de almoço. Uma ambulância com paramédicos esteve à disposição dos estudantes.
A subsecretária de Educação na Cultura, Saúde e Esporte, Mônica de Menezes Couto, na abertura do evento, destacou a importância da adesão a projetos como o ‘Atleta na Escola’ para que novas vocações sejam descobertas e para que os estudantes possam descobrir no esporte uma alternativa de vida. “Quero ressaltar a participação das equipes de professores de Educação Física, pela dedicação, e ainda da gestão das escolas, pela adesão ao programa e pelo apoio”, disse.
Medalhas - Os três primeiros colocados de cada prova receberam medalhas. Confira o quadro das de ouro. Na categoria A, de 12 a 14 anos, a prova masculina de 75 metros foi vencida por Allan Xavier (Maringá) e, a feminina, por Talita Nascimento (Maringá). Os mil
metros ficaram para o Allan e para Ester Rocha (Sana). Já o salto em distância, para o Allan e para Luana Costa Cardoso (Maringá).
Na categoria B, de 15 a 17 anos, a medalha de ouro da prova masculina de cem metros foi para Clinton José Ribeiro (Generino) e a feminina para Érika Souza (Maringá). Os três mil metros foram conquistados por Jhonnys Pompeu Conceição (Maringá) e Iara da Silva Moisés (Maringá). A disputa de salto em distância foi vencida por Clinton e Jéssica Freitas dos Santos (Maringá).