A etapa municipal do Prêmio Magda Soares “Boas Práticas” em 2025, foi realizada nesta terça-feira (16), no auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária. Foram avaliados 28 trabalhos desenvolvidos por professores da rede municipal de ensino nos anos iniciais.
A Superintendente Pedagógica da Secretaria de Educação, Balade Ayala, explica que o objetivo do prêmio é reconhecer, celebrar e valorizar os trabalhos desenvolvidos pelos professores de Macaé.
“Todos os trabalhos apresentados foram excelentes e obedecem o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). Foram duas categorias: Alfabetização e Recomposição das Aprendizagens”, explicou.
Ela acrescentou ainda que foram escolhidos trabalhos sobre Alfabetização e Recomposição das Aprendizagens que estarão representando o município na etapa final no dia 6 de outubro, na cidade de Campos dos Goytacazes.
A etapa municipal do Prêmio Magda Soares tem como finalidade reconhecer e agradecer o empenho dos profissionais da educação que desenvolvem práticas exitosas no cotidiano escolar.
A articuladora do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), em Macaé, Lúcia de Menezes, ressalta que os trabalhos foram de alto nível e há planos de elaborar uma edição com todos os trabalhos.
“É uma forma de valorizar os trabalhos que não foram escolhidos, pois estão todos de parabéns. Essas práticas são realizadas dentro das salas de aulas e muitos deles mostraram a importância da inclusão, diversidade, enfim, retratando a realidade do nosso município”, disse.
Prêmio Magda Soares- O Prêmio Magda Soares “Transformando Vidas pela Leitura” foi desenvolvido no âmbito do Nacional Criança Alfabetizada, no eixo Boas Práticas. Seu principal objetivo é identificar, valorizar e divulgar as experiências educativas criativas e transformadoras no campo da alfabetização, que se destacam pela inovação e pelo compromisso com a educação.
Magda Soares- Magda Becker Soares (1932-2023), foi uma educadora e pesquisadora brasileira, especialista em alfabetização e linguística. Nascida em Minas Gerais, se dedicou à sua carreira de aprendizagem da leitura e escrita, impactando profundamente o campo da educação no Brasil, tornando-se referência mundial em alfabetização.