Já foi iniciada a obra de construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Lagomar, em terreno situado do lado esquerdo da ETE do Engenho da Praia. Com essa obra, a prefeitura de Macaé avança no Projeto Lagomar, com ações de infra-estrutura urbana para trazer melhor qualidade de vida aos moradores da localidade. Com a primeira fase de obras no bairro, a prefeitura investiu R$ 30 milhões. Para construir a ETE e elevatórias que vão fazer o esgotamento sanitário do bairro, a prefeitura está investindo mais R$ 8 milhões.
As obras da primeira fase incluem redes de drenagem de águas pluviais e de esgoto e pavimentação das ruas principais. De acordo com o secretário de Obras, Mário Bucker, as obras no Lagomar envolvem três etapas. A primeira já está praticamente concluída, com as redes de drenagem e esgoto e pavimentação de praticamente todas as ruas a partir da principal, a W5. Para concluir essa fase, falta apenas um trecho da W5, a W28 e a W30.
Na segunda etapa de obras serão atendidas as ruas que se situam do lado esquerdo da W5, onde ficam as lagoas do bairro. Essas obras vão envolver dragagem e limpeza das lagoas e, para isso, a prefeitura precisa de autorização dos órgãos estaduais, como a Serla, responsável pela preservação dos leitos d´água do estado. Essa autorização já foi solicitada. A terceira etapa envolverá as obras nas travessas. “O bairro conta com muitas ruas transversais, que já estão cadastradas, mas ainda não legalizadas na prefeitura. Estamos trabalhando neste sentido, para começar as obras nas travessas”, disse o secretário.
Sobre a ETE do Lagomar, o secretário explicou que ela será construída em seis módulos. O primeiro módulo, cuja construção já começou, terá capacidade para tratar o esgoto de 15 mil moradores, captando 30 litros de esgoto por segundo. “O esgoto entra e recebe tratamento terciário e o esgoto tratado, com 95% de pureza, será lançado no Canal do Capote. A prefeitura já iniciou a construção de seis elevatórias no bairro Lagomar, que vão direcionar o esgoto recolhido à ETE do Engenho da Praia e, posteriormente, à ETE do Lagomar.
A construção da ETE em módulos vai possibilitar sua ampliação no futuro, para atender até a 90 mil pessoas. Enquanto a ETE não fica pronta, já que o prazo de conclusão é de quatro a seis meses, o esgoto do Lagomar está sendo direcionado para a ETE do Engenho da Praia que, hoje, atende a cerca de duas mil pessoas, mas tem capacidade de absorver o esgoto de seis mil pessoas.
- As obras realizadas pela prefeitura no bairro vêm mudando totalmente as condições de vida dos moradores. Os benefícios são visíveis, com redes de saneamento básico e pavimentação das ruas. A rede de drenagem de águas pluviais e a rede de esgoto seguem caminhos diferentes. As água pluviais são direcionadas ao Canal Macaé/Campos. A rede de esgoto é direcionada para as proximidades do Terminal do Lagomar, onde, por elevatória, é conduzida à ETE do Engenho da Praia, do outro lado da pista. O bairro começou a receber os benefícios do Projeto Lagomar em 2006. Como o Lagomar é uma grande localidade, com muitas ruas, e não contava com qualquer infra-estrutura, não há condições da prefeitura realizar todas as obras de uma vez. Hoje, já temos mais da metade dos 54 quilômetros de ruas pavimentados e com as redes de drenagem de águas pluviais e de esgoto já prontas. As obras no bairro continuam – concluiu o secretário Mário Bucker.
Sobre a pavimentação e redes das ruas W4 e W7, o secretário explica que essas ruas situam-se do lado direito da rua principal do bairro e próximas à Lagoa Baixio da Grande Rã. Por isso, as ruas precisam receber cuidados especiais, com dragagem e limpeza dessa lagoa. Para essas obras, a prefeitura precisa de autorização dos órgãos estaduais, como a Serla, responsável pela preservação dos leitos d´água do estado. “A autorização já foi solicitada e logo que recebermos o aval dos órgãos estaduais as obras nessas ruas serão iniciadas”, ressalta Mário Bucker.
Em relação ao abastecimento de água do bairro, o secretário destaca a parceria entre a prefeitura de Macaé e a Cedae, lembrando que dentro de 30 dias, no máximo, a Cedae estará efetuando a ligação de água para o bairro, que já conta com rede de distribuição.
- Com a ampliação da adutora da Severina, cujas obras acontecem em parceria com a Cedae, toda a cidade será beneficiada, com o aumento da oferta de água. Os bairros do Lagomar, Engenho da Praia, São José do Barreto, entre outros, serão os primeiros a receberem o benefício, com ampliação da rede de distribuição de água na cidade, segundo a Cedae – concluiu Mário Bucker.