logo

Evento aborda atendimentos às mulheres em situação de violência

26/10/2021 15:50:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Encontro será nesta quarta-feira (27)

O VIII Encontro do Grupo de Trabalho da Rede de Proteção e Atendimento à Mulher será realizado, nesta quarta-feira (27), às 9h, de forma virtual. O tema será “Diálogos Intersetoriais sobre os Atendimentos às Mulheres em Situação de Violência” com a proposta de levar o público à reflexão a partir de estudos de casos com a psicóloga, terapeuta de família e atuante do Núcleo de Saúde Mental, doutoranda em Psicologia da Família pela Universidade de Coimbra, em Portugal, Marisa Machado Alves dos Santos.

A coordenadora Geral de Políticas para as Mulheres, Jane Roriz, disse que o objetivo é mostrar à mulher que ela não está sozinha e que conta, em Macaé, com uma Rede de Proteção. Uma das unidades de atendimento no município é o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) que atua em parceria com diversos órgãos da Rede de Proteção. Há também o Espaço Mulher Cidadã Erosita França Leclerc. “Neste evento buscamos fazer reflexões e, consequentemente, aperfeiçoarmos nosso acolhimento e atendimento à mulher”, enfatizou Roriz.

O Ceam é um espaço de acolhimento/atendimento psicológico e social, orientação e encaminhamento jurídico à mulher em situação de violência. Para receber o atendimento não precisa agendar, basta ir ao Ceam, que funciona à Rua São João, 33, no Centro de Macaé, e contar a situação que vivencia. O telefone fixo para atendimento ao público é (22) 2796.1045 e também tem o celular: (22) 99817.0976 que toda mulher deve salvar na agenda. O contato pode ser, ainda, via o email ceam@macae.rj.gov.br.

Os órgãos parceiros que compõem a Rede de Proteção junto com o Ceam são os seguintes: Juizado de Violência Doméstica (JVD); Área Técnica de Vigilância a Violência (Atavi); Curso de Psicologia da Faculdade Católica Salesiana; Políticas Sociais e Igualdade, da Secretaria de Desenvolvimento Social; Núcleo de Pesquisa e Extensão em Direito das Mulheres da Universidade Federal Fluminense (Nupedim/UFF); 2ª Vara Criminal e Jecrim de Macaé; entre outros.