"Mulheres que fazem história" será nesta quinta-feira (20), a partir das 18 horas
Internacionalmente o dia 25 de julho marca o Dia da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha e também o dia de Tereza de Benguela. Para celebrar a data, a Secretaria de Políticas para as Mulheres promove, nesta quinta-feira (20), o evento "Mulheres que fazem história", a partir das 18 horas, na sede da pasta.
Para falar sobre o tema, foram convidadas a cientista social, mestre e doutorando em Sociologia Política e militante do movimento negro, Carine Passos; e Maria da Conceição Franco, graduada em História, mestre e doutora em História Social, que desenvolve pesquisas na área de História Regional com ênfase em escravidão, religiosidades e história da morte.
O mês de julho é tradicionalmente um momento de fortalecimento da ação política coletiva e da autonomia das mulheres negras na sociedade. "E o dia 25 é uma data muito importante em que a gente chama a atenção para as demandas das mulheres negras, para aquilo que a gente tem para apresentar à sociedade enquanto processo de luta e de pensar uma nova sociedade a partir do nosso olhar", esclarece a cientista social Carine Passos.
O movimento ocorre desde 2013, com pautas que evidenciam o combate ao racismo e a necessidade da equidade de gênero, como destaca a secretária de políticas para as Mulheres, Sheila Juvêncio. "Somos nós, mulheres negras, assumindo nossas próprias narrativas, para dar visibilidade às nossas histórias e nossas lutas", ressalta.
O evento é aberto ao público em geral, mas é necessário realizar inscrição antecipada através do formulário https://forms.gle/1JRuiSx87hXCSbrNA. A Secretaria de Políticas para as Mulheres está localizada à Rua Doutor Luiz Bellegard, 139, Imbetiba.