Foto: Equipe Secom
Quarta Jornada de Fonoaudiologia reuniu profissionais nesta quarta-feira (11), na Cidade Universitária
Com o objetivo de apresentar soluções e inovações no atendimento público de Saúde em Macaé, aconteceu, nesta quarta-feira (11) a quarta Jornada de Fonoaudiologia. O evento, que aconteceu durante todo o dia, no auditório da Cidade Universitária, contou com a presença de autoridades, profissionais da área e estudantes universitários das redes pública e particular da região. O tema debatido foi "Abordagens Inovadoras em Fonoaudiologia" e as palestras e treinamentos atraíram a atenção de cerca de 70 participantes.
A abertura do evento contou a presença do secretário de Saúde, Pedro Reis Pereira, a coordenadora do serviço de fonoaudiologia de Macaé, Cristiane Rangel e do vereador Marcel Silvano, que representou o poder Legislativo no evento. De acordo com o secretário de Saúde, além das abordagens pertinentes a respeito dos temas debatidos, eventos como este servem para reforçar a política pública do município de valorização profissional dos servidores da área de saúde e consequente melhoria do atendimento público.
- Muitas vezes, os profissionais de áreas como a fonoaudiologia, enfermagem e promoção social são subestimados dentro da estrutura de saúde que, erroneamente, aos longos dos anos, tem o seu foco voltado somente para o serviço médico de emergência. Mas, em reunião com o prefeito Dr. Aluízio esta semana, ficou bem claro que a intenção do município é mudar o paradigma da saúde de Macaé, e esta mudança começa com a valorização da atenção básica. Neste contexto, vocês, profissionais de saúde, são vitais para a melhoria do atendimento - destacou o secretário.
O secretário também elogiou o empenho de todos os envolvidos no evento e destacou algumas ações que são tomadas pelo município para valorizar a Saúde Pública, como o processo de municipalização das Unidades de Pronto Atendimento (Upas), por exemplo. “Enquanto várias cidades do Estado estão fechando ou devolvendo as suas Upas ao Governo do Estado, aqui em Macaé, o prefeito Dr. Aluízio, num ato de coragem assumiu a gestão integral das duas unidades, mesmo com toda a crise financeira”, disse.