Em comemoração pelo dia municipal da pessoa com deficiência, nove de dezembro, a Prefeitura de Macaé vai realizar dois eventos: um no dia cinco de dezembro, na Funemac; e outro no dia nove de dezembro, na Praça Veríssimo de Melo.
Na primeira atividade será realizada uma roda de conversa de acessibilidade, das 8h30 às 12h30, no auditório da Fundação Educacional de Macaé (Funemac). No local haverá palestras sobre saúde, educação e trabalho para pessoas com deficiência. Os interessados em participar poderão fazer a inscrição on-line ou de forma presencial.
Já nos eventos a serem realizados na Praça Veríssimo de Melo, serão desenvolvidas ações para chamar a atenção sobre as políticas para pessoa com deficiência, num processo de sensibilização da sociedade sobre os direitos desse público, das 14h30 às 18h.
Para preparar o evento do dia nove, ocorre nesta quarta-feira (27) uma reunião dos conselheiros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDDPD), na Casa dos Conselhos - na Rua Ari Schueler Pimentel 25, Centro, esquina da Rua Alfredo Backer.
Segundo o presidente do CMDDPD, Paulo Sérgio Carvalho de Barcelos, os integrantes que compõem o conselho são provenientes da sociedade civil organizada e do Poder Público. "São representantes de 26 entidades", conta ele.
Plano Municipal de Qualificação Profissional para a Pessoa com Deficiência.
Representantes da subsecretaria de Acessibilidade e de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do CMDDPD, do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), Secretaria de Trabalho e Renda, Secretaria de Educação e de entidades que trabalham com a pessoa com deficiência estiveram reunidos para discutir o Plano Municipal de Qualificação Profissional para a Pessoa com Deficiência.
A reunião ocorreu na tarde desta terça-feira (26), na Casa dos Conselhos. O objetivo é gerar maior qualidade profissional da pessoa com deficiência, a fim de que ela ocupe cargos e vagas de trabalho, aumentando sua autonomia e de seus familiares.
De acordo com a representante da subsecretaria de Acessibilidade e Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Beatriz Rosa, os cursos serão oferecidos pelo Cetep, a partir de janeiro de 2014.