Foto: Assessoria Desenvolvimento Social
Várias ações já estão sendo programadas para a ocasião
Celebrar em grande estilo o empoderamento da mulher e sua luta em busca de igualdade, justiça e respeito. Nesse sentido, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social Direitos Humanos e Acessibilidade (SDSDHA), através da coordenação geral de Políticas para as Mulheres e do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), em parceria com as secretarias de Mobilidade Urbana e a Adjunta de Trabalho e Renda se reuniram nesta semana no Hotel de Deus. A pauta do encontro foi preparar uma programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher (8 de março).
"Precisamos garantir os direitos da mulher ofertando políticas públicas permanentes que venham de encontro aos anseios delas. Em todos os dias do ano, o gênero feminino é o principal alvo da violência e da desigualdade. Por isso, nos colocamos sempre na defesa dos seus direitos, como orienta a Organização das Nações Unidas (ONU) e as legislações em vigor", ressaltou o secretário Fabrício Afonso.
De acordo com a coordenadora de Políticas para as Mulheres/Ceam, Jane Roriz, a pauta da reunião com os parceiros objetivou organizar ações que serão realizadas a partir do dia 8 de março, na Praça Veríssimo de Mello, Aroeira, Lagomar, no Assentamento Celso Daniel e na região serrana - Sana e Córrego do Ouro.
“As ações e serviços ofertados à população visam propor momentos de reflexões acerca dos direitos das mulheres e sobre a condição feminina na sociedade brasileira. Com isso, tentaremos diminuir o preconceito e a desvalorização da mulher, considerada um símbolo de uma série de reivindicações e conquistas de direitos, ao longo da história. A semana será um marco para discussão do papel da mulher na sociedade”, explicou Jane Roriz.
Roriz informou ainda, que durante o período haverá lançamentos de projetos que beneficiam às mulheres, orientações com a equipe do Ceam, exposição das artesãs ligadas ao Espaço Mulher Cidadã, do Programa “Arte Mulher”, oficinas, educação para o trânsito, agendamento de documentação, encaminhamentos para empregos e muitas outras atividades.
O coordenador de educação para o trânsito da secretaria de Mobilidade Urbana, Leandro Aracati, participou da reunião e adiantou que os agentes irão abordar os motoristas e levar informações educativas. “Somos parceiros, apoiando a secretaria de Desenvolvimento e o Ceam nessa empreitada indicativa do mês da mulher, porque a Prefeitura de Macaé se preocupa com a mulher no âmbito geral e com cada uma delas”.
A secretária adjunta de Trabalho e Renda, Sabrina Nunes, também enalteceu a ação conjunta. “É de suma importância essa parceria para a população, principalmente, para a mulher. Na oportunidade, estaremos oferecendo agendamentos de documentação e serviço de encaminhamentos de vagas de emprego, pois é muito importante que as mulheres consigam adentrar no mercado de trabalho com ações que sejam voltadas para as suas necessidades”, revelou.