logo

Ex-alunos da Escola Municipal de Artes mostram suas histórias de sucesso

23/09/2015 17:52:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Divulgação

Escola Municipal de Artes estimula o talento para a arte em jovens

Com o objetivo de favorecer intercâmbio de conhecimentos, troca de experiências e promover o interesse diante das diversas possibilidades que o Curso Técnico de Arte Dramática pode oferecer, a Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), vinculada à Fundação Macaé de Cultura, promove encontros com ex-alunos que tiveram trajetórias de sucesso divididas em diversas áreas de atuação.

O primeiro encontro do projeto aconteceu, na terça-feira (22), com a ex-aluna, atriz e pesquisadora Samara Azevedo, de 28 anos, que concluiu o curso Técnico em Artes Dramáticas pela Emart em 2007, e logo iniciou o Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Estadual de Londrina, onde desenvolveu trabalhos juntamente com o Grupo CIA7.

- A proposta da palestra foi mostrar aos alunos as diversas possibilidades e oportunidades que a carreira oferece. Falamos sobre meus trabalhos e o mercado de trabalho, o palco, a dança, o teatro, até meus trabalhos mais midiáticos e performáticos. A arte, para mim, não vem dar respostas, vem fomentar perguntas - disse a macaense Samara.

Para a aluna do primeiro ano do Curso Técnico de Arte Dramática, Denise Borgiani, a palestrante é um bom exemplo de perseverança. "Ela nos mostrou que é possível ir atrás dos nossos sonhos e ideais. Basta acreditarmos em nós mesmos, seguirmos nossa intuição e percebermos as diversas áreas de atuação que existem dentro da profissão", defendeu Denise.

O coordenador do Curso Técnico de Arte Dramática, Marcelo Atahualpa, destacou a importância do papel do teatro na sociedade e a função do curso. "De três anos para cá, o curso técnico de teatro da EMART contribuiu para que dez ex-alunos ingressassem em universidades públicas de ensino superior em teatro, dois aprovados na Martins Pena (um dos principais cursos técnicos do país) e um contratado, recentemente, pela Cia Teatral Francesa Cie Les Trois Clés, de teatro de bonecos. Esses são números notáveis do resultado de nossos esforços", afirmou, apontando as diversas opções que a profissão oferece.

Emart - Criada em 9 de dezembro de 2003, pela Lei 2426/03, a Escola Municipal de Artes Maria José Guedes, vinculada à Fundação Macaé de Cultura, teve seu início com o Curso Técnico em Artes Cênicas com ênfase em Montagem de Espetáculos, em 2002, no então núcleo de formação da Fundação Macaé de Cultura. A primeira escola de artes do município recebeu o nome da artista e grande incentivadora das artes nos anos 60 e 80. Em 2004, pelo decreto 183/04, a instituição foi devidamente regulamentada e incluída no Cadastro Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação (CNCT). Neste mesmo ano, foi criado o Conservatório Macaé de Música, atualmente denominado Curso de Música da Emart.

Nos últimos quatro anos, o número de alunos do curso de teatro, em suas duas modalidades (técnico e livre), saltou de 80 para 260. A Emart está localizada na Rua Dr. Télio Barreto, 80, no Centro de Macaé.Telefone: (22) 2796-1111.