logo

Excursão à Central de Tratamento de Resíduos (CTR) de Nova Iguaçu

14/09/2007 15:44:18 - Jornalista: Liliane Barbosa

A 1ª Excursão à Central de Tratamento de Resíduos (CTR) de Nova Iguaçu, o maior aterro sanitário da América Latina está prevista para o dia 27 de setembro. O evento tem o incentivo da secretaria executiva de Meio Ambiente e da Coordenação de Engenharia Ambiental da Universidade Estácio de Sá de Macaé, através do professor Jailton Dias Nogueira Júnior. De acordo com Gilberto Silva, um dos organizadores da visita, o objetivo é adquirir conhecimentos práticos no tratamento de resíduos.

Gilberto explica que na ocasião os participantes poderão conhecer vários processos de tratamento de resíduos, entre eles, o lixo doméstico, hospitalar, plástico e metais. Além de conhecer como é realizado o tratamento do chorume (líquido escuro gerado pela degradação dos resíduos no lixo), que é altamente poluente e pode causar a contaminação do lençol freático.

– As pessoas ainda não tomaram conhecimento que o lixo é o petróleo de amanhã. Pois, através dele pode-se gerar trabalho e renda, uma melhor consciência ambiental, além de contribuir para um meio ambiente mais limpo – ressalta.

Poderão participar da visita à Central de Tratamento de Resíduos, estudantes, biólogos, ambientalistas, gestores em projetos sócio-ambientais e de responsabilidade social. O secretário Executivo de Meio Ambiente, Henrique Emery confirmou presença na excursão.

O organizador do evento acrescenta que para participar da visita, o interessado terá que pagar um valor de R$ 99, que dará direito ao transporte (ida e volta) e almoço. As vagas são limitadas. A saída da excursão será no dia 27, às 6h, em frente à Secretaria Executiva de Meio Ambiente. Mais informações poderão ser obtidas com Gilberto Silva, através do telefone: (22) 9953-0067 ou Melquisedec Barros (22) 9221-6079 e pelo e-mail: peregrinoblue@gmail.com.