Foto: Jurandir Badaró
Além da ação desse sábado, CCZ manterá a rotina de combate ao Aedes aegypti nos bairros e Região Serrana
Neste sábado (13), Macaé participará do dia nacional de mobilização contra o mosquito Aedes aegypti. As forças armadas – Exército Brasileiro e Marinha do Brasil – e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da secretaria Municipal de Saúde, estarão nas ruas alertando a população para os perigos do transmissor da dengue, da febre chicungunha e também do zika vírus.
A Marinha vai realizar panfletagem na Lagoa e Vivendas da Lagoa, a partir das 8h, com cerca de 30 oficiais. Dois agentes de controle de endemias do Centro de Controle de Zoonoses acompanharão a ação. Entre os dias 15 e 18, o trabalho incluirá visitas domiciliares nos locais de panfletagem.
O exército atuará com uma operação intitulada "Guardião" nos bairros Parque Valentina Miranda, Imbetiba e Centro da cidade, das 7h30 às 17h30. Serão 60 militares que além da panfletagem educativa, levantarão locais de possíveis criadouros a serem revisitados em um segundo momento.
Já os agentes de controle de endemias do CCZ estarão na Ponte da Nova Holanda, Terminal Cehab, Calçadão do Parque Aeroporto e no Lagomar, na W5 em frente ao supermercado Mancebo, a partir das 9h.
A ação faz parte da medida do Ministério da Defesa que disponibilizou 220 mil militares, ou cerca de 60% do efetivo total do país, para participar de uma campanha de informação contra o mosquito em 356 cidades. A estratégia é nacional e terá desdobramento em todo o Estado do Rio.
Ações de combate ao mosquito continuarão durante a semana
Além das ações do dia de mobilização nacional, o CCZ manterá a rotina de combate ao Aedes aegypti em diferentes bairros da cidade, incluindo a Região Serrana. Os trabalhos, que começam na segunda (15) e vão até a sexta-feira (19), contarão com mutirões dos agentes de combate a endemias com visitas domiciliares, controle químico com carro fumacê e aplicação de larvicida nos canais.
Durante toda a semana, os agentes estarão nas localidades de Córrego do Ouro, Malvinas, Mirante da Lagoa, Aroeira, Parque Aeroporto, Vila Badejo, Nova Holanda, Ajuda de Baixo, Ajuda de Cima, Visconde de Araújo, Centro e Riviera Fluminense entrando em contato com os moradores e fazendo vistoria a fim de conscientizar e eliminar possíveis criadouros do mosquito.
Já o carro fumacê - utilizado no controle da forma adulta de mosquitos e em locais com alto índice de infestação -, passará da seguinte forma: segunda-feira (15): Nova Esperança, às 6h e Nova Holanda, às 18h; terça-feira (16): Nova Esperança, às 6h e Bairro da Glória, às 18h; quarta-feira (17): Cajueiros, às 6h e Granja dos Cavaleiros, às 18h; quinta-feira (18): Barra de Macaé, às 6h e Nova Macaé, às 18h; sexta-feira (19): Aroeira, às 6h. Os horários da passagem do veículo obedecem recomendação do Ministério da Saúde.
Operadores do CCZ também atuarão no controle do Culex, conhecido como pernilongo, com aplicação de larvicida nos canais de Virgem Santa, Horto, Aroeira, Bairro da Glória, Capote e Macaé-Campos.