Expertise do petróleo conecta Macaé a Argentina

13/06/2022 12:45:00 - Jornalista: Márcio Siqueira

Foto: João Barreto

Representantes do Consulado Geral da Argentina no Rio de Janeiro visitaram Macaé

A referência de Macaé para a logística que atende as operações de produção de petróleo, gás e energia foi destacada pelo governo municipal ao receber, nesta segunda-feira (13), representantes do Consulado Geral da Argentina no Rio de Janeiro.

O potencial da cidade em se tornar a "Capital da Energia" foi apresentado pelo prefeito, Welberth Rezende, ao Cônsul Geral da Argentina, Cláudio Ricardo Gutierrez, junto à secretária do Consulado, Laura Frati.

No encontro, Welberth garantiu que o governo está à disposição do Consulado para apresentar indicadores e estratégias de gestão focadas em potencializar a capacidade de Macaé em fomentar negócios, atrair investimentos internacionais que geram empregos e ajudam o município a se tornar também referência em pesquisas e inovação.

“Ficamos felizes e honrados com essa visita, que conta também com a participação de grandes parceiros do nosso desenvolvimento e que foram fundamentais para grandes conquistas de Macaé. Vivemos hoje um novo ciclo de crescimento, onde o gás produzido em nossas reservas se torna a matriz de grandes investimentos, como a nova unidade de processamento de gás, novo Porto e termelétricas que nos tornam a Cidade Energia”, destacou o prefeito.

A importância de Macaé para o cenário econômico do Estado, assim como as referências da cidade para a logística das operações de petróleo e gás, foi destacada pelo Cônsul Geral da Argentina no encontro.

“É uma oportunidade de nos apresentar e conhecer a cidade, que é muito importante para o desenvolvimento e a economia do Brasil”, afirmou Cláudio Ricardo Gutierrez.

O novo perfil de investimentos da cidade, em segmentos como logística e transporte, infraestrutura, segmento offshore e polo varejista foi apresentado pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, que convidou o Cônsul da Argentina para participar da próxima edição da Feira Brasil Offshore, em 2023.

“Alcançamos esta nova fase graças ao entendimento do governo em desburocratizar processos e atender às demandas da indústria, tornando Macaé um ambiente seguro e favorável para consolidar investimentos, promovendo assim a geração de empregos”, destacou Rodrigo.

O presidente da Câmara de Vereadores, Nilton César Pereira Moreira; da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Macaé, Luiz Henrique Fragoso; e a diretora de comércio da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), Valéria Ribeiro, também participaram da reunião.

Ainda estiveram presentes os Secretários de Relações Institucionais, Edilson Simões; de Esportes, Marvel Maillet; de Ensino Superior, Flaviá Picon; e de Políticas Energéticas, Thiago Rocha.

A diretoria do Macaé Esporte entregou a Cláudio Ricardo Gutierrez uma camisa do time macaense.


Fotos Relacionadas