logo

Expo 2012: Parque de Exposições se prepara para a festa

19/07/2012 15:49:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Kaná Manhães

Aproximadamente 80 animais da raça Quarto de Milha vão participar das provas de Tambor (feminino e masculino) e Laço e Dupla de Bezerros

Entre tendas, estruturas de ferro e pinturas, o Parque de Exposições Latiff Mussi já começa a mostrar o cenário que vai abrigar a programação da XXXIII Exposição Agropecuária de Macaé, na próxima semana, entre os dias 25 a 29. No que se refere à questão agrícola e pecuária da festa, já estão sendo acertados os últimos detalhes. Concurso leiteiro, exposição de bovinos e equinos, exposição de produtos oriundos da agricultura familiar, fazendinha para crianças, companhia de rodeio, parque de diversões, já estão confirmados na programação que tem entrada franca todos os dias.

O secretário de Agroeconomia, Darlin Gravito,l aposta no sucesso da programação que atende a dois públicos: pais e filhos que visitam o local durante o dia e o público que assiste aos shows à noite.

- A exposição é conhecida por essa característica, reunir esses públicos. Por isso, mais uma vez organizamos a festa com atividades durante o dia também. Toda montagem já está na reta final. A estrutura já foi toda revisada, a parte hidráulica, pintura, preparados para receber o público na semana que vem, observa o secretário.

Os animais que participam do concurso e da exposição chegam ao Parque de Exposições já na quarta-feira. Uma das atrações é o tradicional Concurso Leiteiro que, além de Macaé, atrai criadores de Quissamã, Carapebus, Conceição de Macabu e Rio das Ostras. São 30 animais produtores de leite e, seus criadores vão concorrer à R$ 30 mil, além de participarem do sorteio de uma moto Honda CG. Serão duas ordenhas, às 8h e às 20h, entre os dias 26 e 29, de quinta a domingo, sempre no Pavilhão Leiteiro.

Duas raças, em especial, de bovinos participam da feira na Exposição Especial do Nelore (Exponel), que traz ao público 230 animais da raça, dos melhores criadores do Estado do Rio. A raça Tabapuã também será representada por 120 animais. As exposições acontecem de quinta a domingo, sempre das 9h às 17h, na Pista de Grama.

Quem aprecia cavalos, vai ter muito o que observar na exposição. Aproximadamente 80 animais da raça Quarto de Milha vão participar das provas de Tambor (feminino e masculino) e Laço e Dupla de Bezerros. As provas também acontecem de quinta a domingo, por volta das 21h, na Pista do Rodeio, sempre antes da apresentação dos cavaleiros. E outra competição envolvendo equinos vai reunir 200 pôneis de diversas raças, na Pista de Grama.

Se os pôneis premiados farão bonito na competição, outros adestrados, da mesma raça, vão atrair os olhares admirados de crianças e adultos na Fazendinha. Outros pequenos animais também vão estar no espaço logo à entrada do Parque, como carneiros, cabritos, aves. Além de observar os bichos, as crianças poderão andar nos cavalinhos e de carrocinha. “A fazendinha é sempre uma atração à parte. É um sucesso todos os anos e já tem seu espaço reservado”, observa Darlin.

Durante todos os dias da feira, o Pavilhão da Agricultura vai expor produtos oriundos da Agricultura Familiar do município (feijão, milho, banana... típicos da região) e obras de artesãs que são ligadas à Secretaria Municipal de Trabalho e Renda.