Foto: Divulgação
Glauco Zulo é a atração musical desta primeira noite de Expo, hoje, às 23h
A XXXIV Exposição Agropecuária - Edição Especial 200 Anos será realizada no Parque de Exposição Latiff Mussi, a partir desta quinta-feira (25) até a segunda-feira (29). Durante cinco dias os macaenses contarão com diversas atrações como shows de artistas locais e nacionais, leilão de gado, rodeio, mini fazenda e tenda cultural. A proposta da Prefeitura de Macaé para esse ano é oferecer conforto e segurança, com acesso comum a todos os visitantes, sem áreas vips. Carrinhos elétricos serão disponibilizados para facilitar o deslocamento de idosos, gestantes e pessoas com dificuldade de locomoção. A programação especial foi montada buscando atrair todos os públicos e focar na participação das famílias. A entrada no Parque de Exposições que funcionará a partir das 9h será gratuita todos os dias.
Um dos eventos mais esperados, a Expo Macaé 2013 vem marcar as comemorações de 200 anos de criação da Vila de Macaé. Com reformulação do conceito, o evento vem marcar a integração da população, com o fomento do comércio local de pequenos produtores e artesãos, atividades culturais, artísticas e agronegócio. "Toda a estrutura montada foi pensada em agregar e receber bem os macaenses. Teremos um comitê de boas vindas recepcionando os visitantes e fornecendo informações. Uma infraestrutura planejada para que todo cidadão possa celebrar com qualidade e segurança uma data tão importante e que marca um novo começo para Macaé", afirma o secretário de Agroeconomia, Aurélio Vasconcellos.
Conforto e segurança
A segurança dos visitantes tem sido uma preocupação da prefeitura na organização do evento. Neste ano, as forças de segurança estarão em local integrado para facilitar a atuação em caso de necessidade. Serão em média 100 guardas municipais por dia, 20 agentes de Defesa Civil e apoio da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Serão distribuídas pulseiras para identificação de crianças, o que facilitará em caso de desencontro com os pais. Conselheiros tutelares também estarão atuando durante os quatro dias de festa com suporte de orientação para a preservação dos direitos da criança e do adolescente.
Um posto de saúde também funcionará na expo para atendimentos de emergência com uma média de 25 profissionais de saúde durante o dia e 40 à noite.
Cerca de 600 vagas de estacionamento estarão sob a responsabilidade da Associação de Guardadores Autônomos de Automóveis de Macaé (AGAAM) que estarão uniformizados e identificados. O valor do estacionamento nos locais em frente ao Centro de Convenções, em frente e na lateral do Parque de Exposições será de R$ 15.
Os visitantes terão ainda uma praça de alimentação coberta com apresentações de grupos locais de música e teatro e além das barraquinhas com bebidas e comidas, com cinco restaurantes em funcionamento.
Confira a programação:
Shows
Na quinta-feira, as comemorações começam no embalo do artista macaense Glauco Zulo, que subirá ao palco com um misto de música pop e sertaneja.
Na sexta-feira (26), Fernando e Sorocaba trazem o romantismo e a alegria sertaneja.
No sábado (27), Ivete Sangalo comanda a animação com um repertório de músicas já consagradas pelo público
No domingo (28), é a vez de Lulu Santos fazer a festa do público macaense com o melhor do pop rock nacional.
Na segunda-feira (29), aniversário de Macaé, as comemorações ficam por conta da animação de bandas locais, valorizando os artistas macaenses dentro da proposta dos 200 Anos: "Nossa gente, nossa história, nosso maior patrimônio".
Os shows acontecerão no palco principal a partir das 23h.
Agroeconomia
Uma programação especial foi montada a fim de valorizar a economia local de pequenos agricultores e artesão, além da promoção de negócios no setor agropecuário. O público contará com exposição ranqueada de gado Nelori, Tabapuã e Gir Leiteiro; do cavalo Campolina; carneiros Santa Inês e Dorper; Regional do cavalo pônei; Estadual de burros e mulas com concurso de marcha e exposição com provas de baliza e tambor com cavalo Quarto de Milha.
Também fará parte da festa os concursos leiteiros do Gir Estadual e Regional com Vacas Mestiças.
O público contará com mini-fazenda com animais ornamentais e de pequeno porte e uma mini-usina funcionando com caráter educacional, mostrando aos visitantes as etapas de produção de iogurte, queijo, pasteurização do leite e degustação de produtos.
As feiras de agroindústria familiar e de artesanato com profissionais locais prometem movimentar o Parque de Exposição, além de uma feira de negócios que acontecerá dentro do Macaé Centro com exibição de tratores, caminhões, maquinários e implementos agrícolas.
O tradicional rodeio começará todos os dias a partir das 21h.
Tenda Cultural
Um espaço voltado para apresentação de manifestações artísticas, culturais e oficinas. Esse é o propósito da Tenda Cultural, que estará montada próxima à entrada do parque. O espaço contará com uma programação diurna e noturna durante os cinco dias de festa que promete agradar diversos públicos com a valorização de artistas locais.