Pela primeira vez, o samba terá um espaço exclusivo dentro da programação da Exposição Agropecuária de Macaé, que comemora o aniversário da cidade. A festa terá também a Expo Samba, fruto de uma parceria entre a Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur) e a Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Macaé (Liecam). O espaço dedicado ao samba será montado ao lado da arena dos rodeios, com shows de convidados especiais e das agremiações de Macaé, sempre a partir das 14h.
A programação da Expo Samba começa nesta sexta-feira (25), com apresentação das baterias das escolas de samba Princesinha do Atlântico, Unidos do Barreto e Miramar. O convidado da noite é o grupo Sexto Segredo. No sábado (26), os shows são com as baterias da Unidos dos Bairros e Unidos da Vila, que recebem como convidado o grupo Pai D’Égua.
No domingo, Império da Barra e Acadêmicos do Lagomar aquecem os tamborins junto com o grupo Negri Samba. Segunda-feira (28), mais samba com as escolas Acadêmicos da Aroeira, Novo Toque, Arco-Íris e Esplendor do Lagomar, que recebem a Família Sublime. Durante a programação, a Expo Samba terá ainda apresentação do projeto “Aprendiz da Arte de Sambar” com a bateria mirim do Grêmio Recreativo Unidos dos Estudantes. Além dos shows, a Expo Samba terá barracas das agremiações com comidas típicas, oficinas de percussão e mostra de fantasias.