logo

Exposição “Carnaval” será itinerante

19/02/2008 14:18:30 - Jornalista: Andréa Lisbôa

Resgatar a cultura do carnaval macaense. Esse é o objetivo das Exposições “Carnaval”, na Galeria de Arte Hindemburgo Olive, e “Abre Alas: fragmentos dos carnavais macaenses”, no Solar dos Mellos. Após o período da mostra na galeria, 3 de março, a exposição irá para o terminal de passageiros do Aeroporto de Macaé a convite da Infraero. Presidentes e carnavalescos das agremiações do município elogiaram a iniciativa da prefeitura durante o evento de abertura da exposição, nesta segunda-feira (18).

O superintendente do Aeroporto de Macaé, Hélio Batista dos Santos Filho, comunicou que o terminal de passageiros do Aeroporto de Macaé estará a disposição para receber a exposição, a fim de que os freqüentadores do aeroporto, que possui um grande fluxo de passageiros, possam apreciar a cultura carnavalesca macaense.

A exposição “Carnaval” reúne fantasias de destaque das escolas atualmente integrantes do Grupo 1 e do Grupo Especial da Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Macaé (Liecam), máscaras premiadas nos Bailes e Concursos da Melhor Idade e Bois Pintadinhos de Mão.O evento atraiu, além da classe carnavalesca, público de todas as idades.

Os adolescestes Diogo Carvalho Cruz, 11 anos, Felipe Ramos Cruz, 13, Jordan Ramos Cruz, 13 e Marcelo Martins de Souza Alves, 13, participaram do evento também como expositores. Os primos confeccionaram os Bois de Mão que ganharam o concurso da categoria no bairro Aroeira. “Estamos na elite dessa categoria e é bom ter esse sentimento”, disse Felipe, que pretende passar o que aprendeu para a próxima geração.

A valorização da produção carnavalesca, segundo os representantes das escolas de samba de todos os grupos presentes ao evento, era uma necessidade cobrada há muitos anos pelas comunidades envolvidas com as agremiações. “Ficamos satisfeitos com a oportunidade de expor nosso trabalho além do desfile de carnaval. A comunidade carnavalesca agradece ao Prefeito Riverton que muito auxiliou as escolas para que mostrássemos um belo desfile”, disse Ana Cláudia, presidente da Castelo Imperial.

Marcelo Costa, presidente da Arautos da Folia, considerou que exposições como essa terão como conseqüência um maior empenho dos presidentes, carnavalescos e artesãos em mostrar um trabalho mais bonito. “Contribuirá para elevar o carnaval de Macaé”, ratificou.

Além do Secretário Executivo de Marketing e Relações Públicas, Décio Braga, e da presidente da Fundação Macaé de Cultura, Conceição de Maria Rosa, idealizadores da exposição, em parceria com a Liecam, também estiveram presentes: o Secretário Especial de Comunicação Social, André Braga, o primeiro secretário da Câmara Municipal de Macaé, Maxwell Vaz, o comandante do 9º Grupamento de Bombeiros Militares, tenente coronel Renato Caldas Farias, entre outras autoridades.