logo

Exposição “O Olhar Desconstruído” fica até janeiro no CMC

21/12/2005 16:50:50 - Jornalista: Alexandre Bordalo

O jornalista e artista plástico Martinho Santafé expõe 18 obras de arte até dia 10 de janeiro, na Galeria de Artes Hindemburgo Olive, no Centro Macaé de Cultura, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h. Devido às festividades de final de ano, a galeria ficará fechada alguns dias.

Segundo o artista, sete quadros já foram vendidos e 40% da venda serão destinados ao Centro de Apoio ao Paciente Oncológico (Capo). Para o próximo ano, Martinho tem convites para realizar exposições em Búzios, Campos, São João da Barra, Rio de Janeiro e Niterói.

De acordo com Martinho, todos os quadros são marcantes porque são flashes de cada momento que viveu. “Além disso, são trabalhosos”, conta, lembrando que as obras estão ligadas aos movimentos do inconsciente, tendo como técnica o abstracionismo descontrutivista. “Quem observa estes trabalhos tira suas próprias conclusões”, afirma, acrescentando que no seu trabalho há moção interior para os que têm um olhar sensível. Conforme ele, as obras também têm uma pitada de pontilhismo, movimento surgido no século XIX, na França. Martinho conta que começou com artesanato na década de 70. Paulatinamente, evoluiu até as artes plásticas.

AAPLAM

A Associação dos Artistas Plásticos de Macaé (AAPLAM) está convocando os artistas plásticos para o recadastramento, na Galeria de Artes Hindemburgo Olive, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h, no andar térreo do Centro Macaé de Cultura. Atualmente, são cadastrados mais de 100 artistas de Macaé e de cidades vizinhas.

Segundo o presidente da Associação, Eisaboro Mori, em 2006 haverá grandes novidades, com projetos já aprovados pela Fundação Macaé de Cultura e a Prefeitura de Macaé, envolvendo as artes plásticas na região. Os artistas plásticos que estiverem interessados em expor na Galeria Hindemburgo Olive, devem entregar currículo e portifólio, com três fotos, no mínimo, na própria Galeria. Eisaboro Mori, que também é curador da Galeria, diz que até o final de janeiro receberá o material para futuras exposições durante o ano que vem.