logo

Exposição de tirinhas no Solar tem boa dose de humor

12/08/2010 16:30:56 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Kaná Manhães

Mostra começa na próxima quinta-feira, às 19h, no Solar dos Mellos

Uma pitada de humor, com ênfase em abordagens psicológicas e comportamentais. É isso que o desenhista Daniel Franklin de Castro vai mostrar na exposição de quadrinhos em tiras, no Solar dos Mellos. As pessoas que quiserem admirar a criatividade de Daniel, que tem 22 anos de idade e é designer gráfico, terão um mês inteiro para visitar a exposição, entre a próxima quinta-feira (19), a partir do coquetel de abertura, às 19h, até o dia 19 de setembro, ocorrendo sempre das 9h às 17h.

Topete, Godém, QI e Amora são os personagens das 40 tirinhas que estarão presentes nessa exposição. Esses trabalhos já foram publicados no Caderno Magazine (O Globo), nos anos de 2005 e 2006, e no jornal Folha de Macaé (2004). Jornais campistas e macaenses já fizeram matérias sobre Daniel e seus desenhos.

- Apesar de os personagens serem crianças, o humor nos trabalhos atinge todos os públicos: jovens, adultos, idosos, homens e mulheres – avisa o designer gráfico. – Meus personagens são muito humanos, não são maus, no entanto, têm animação e inocência.

Daniel também diz que: - Minha filosofia é que antes de o leitor ler as tirinhas, ele possa se ver nas historinhas. Por exemplo, tenho o objetivo de que o passado, a infância, a família, os amigos das pessoas sejam retratados nas tirinhas.

Amora

A personagem Amora, de 11 anos, está fazendo o maior sucesso no blog de Daniel: tiradejornal.blogspot.com. É só acessar e viajar num mundo fascinante e mágico, repleto de tiras de jornal, onde os personagens mostram e refletem suas características próprias mais marcantes. No entanto, isso também poderá ser observado na exposição.

Como justificativa para o alto ibope de Amora, o desenhista acrescenta que: - Ela fala o que pensa, sendo durona e cômica. Muitos podem considerá-la impaciente, mas na verdade, Amora é produto do meio em que vive, da sociedade. Os leitores se identificam com seu jeito franco de ser.

Disse que, ao contrário das interpretações das tiras com mensagens políticas, as histórias com Topete, Godém, QI e Amora, que poderão ser vistas no Solar dos Mellos, têm características psicológicas e comportamentais, com boa dose de humor. É só ir lá e conferir.