Os 20 alunos de pintura em tela do projeto Art Luz, da Fundação Macaé de Cultura (FMC), vão expor suas obras de arte na Galeria Hindemburgo Olive, no andar térreo do Centro Macaé de Cultura, entre os dias 13 e 17 de dezembro, das 9h às 17h30. Segundo a professora do curso, Josilene Nascimento, o objetivo das aulas é despertar o interesse pela arte e abrir novos horizontes no referente à renda familiar, além de colaborar para aumentar a auto-estima. O curso de pintura é gratuito.
A coordenadora do projeto Art Luz – que também promove aulas de dança de rua, balé clássico, capoeira, caratê e outras para crianças e adolescentes da periferia de Macaé –, e vice-presidente da FMC, Ângela Terra, diz que a prefeitura tem o objetivo de, através da Fundação , disseminar a inclusão social, usando a arte. Ela convida a população macaense para prestigiar a apresentação de fim de ano do projeto que acontece no dia 18 de dezembro, às 19h, no Teatro Municipal, quando a Cia Art Luz de Dança e Teatro fará o espetáculo, intitulado “De repente”. Em seguida, haverá a apresentação de alunos de dança, jazz e balé das Malvinas, Parque Aeroporto e Fronteira.
Além disso, a capoeira do Art Luz se apresentará na Praça Washington Luiz, no mesmo dia, às 17h. Já no dia 21, haverá um chá no Foyer, na entrada do Teatro Municipal, quando alunos de flauta doce, violão e canto mostrarão o que aprenderam durante o ano de 2005.
A aluna da professora Josilene Nascimento, Priscila Alves Silva, de 27 anos, diz que o curso de pintura tem lhe proporcionado técnica e firmeza, além de aprendizado para pintar e criar sem copiar. Ela cita como exemplo, o quadro “A Deusa”, no qual imprimiu técnicas surrealistas. Este quadro e outros cinco da aprendiz estarão na exposição. Para Rosangela Barcelos Ribeiro (47), a exposição é um espaço aberto, que possibilitará aos alunos mostrarem suas criações. Ela pintou duas obras abstratas: uma há triângulos, linhas retas e paralelas e outra de paisagem, mostrando montanha, riacho e vegetação.
Os alunos elogiaram os trabalhos da professora Josilene. De acordo com eles, ela passa confiança e segurança necessárias para que os trabalhos fiquem bons. Os quadros estarão à venda por preços acessíveis, tornando-se uma opção para presente de Natal. Para concluir Josilene afirma que o Projeto Art Luz tem ajudado muitas pessoas a se libertarem da solidão e da falta de perspectiva social e emocional. “Além do mais, muitos ex-alunos continuam à arte de pintar, expondo e vendendo em feiras de artesanato”, conclui.