logo

Exposição e palestra abordam história dos índios sucurus na região

25/09/2008 16:44:39 - Jornalista: Marilene Carvalho

Professores da rede pública de ensino participam nesta quinta-feira, 25, às 15h, de palestra sobre algumas questões relativas aos índios sucurus, conhecidos também como Guarulhos, habitantes da região até o início do século XIX. O evento é uma realização da secretaria de Acervo e Patrimônio Histórico de Macaé (Semaph) em parceria com a Universidade Salgado de Oliveira (Universo), e inclui exposição temática utilizando imagens retratadas pelos pintores Debret e Rugendes.

A palestra “Índios, História e Historiadores: desejos para um entendimento”, é ministrada para 30 professores e alunos, no Solar dos Mellos. De acordo com a professora do Mestrado em História, Márcia Amantino, essas informações sobre os sucurus não constam nos livros didáticos adotados nas escolas. “Os dados que apontamos são fundamentados pela documentação primária recolhida em arquivos brasileiros e portugueses, que serviram de suporte ao estudo desenvolvido para agregar ao projeto “Macaé em Fontes Primárias”, com o objetivo de complementar o acervo histórico do município”, explicou a palestrante.

Para ilustrar o tema da palestra, foi inaugurada uma exposição contendo cerca de 30 reproduções de pinturas dos índios sucurus selecionadas do acervo de Debret e Rugendes, retratando o cotidiano do Rio de Janeiro do século XIX. As responsáveis pela montagem da exposição são as alunas do curso de Mestrado em História: Martha Aded, Maria Ortélia Moraes, Sylvia Moreira e Ruth Lucimar. A mostra fica aberta à visitação pública até o dia 17 de outubro, de segunda a sexta das 10h às 18h.