A série Conhecendo Grandes Personagens da Nossa História, do Projeto Memória da Fundação Banco do Brasil, com apoio da Petrobras e parceria com a Fundação Macaé de Cultura (FMC) ficará exposta na Galeria de Arte Hindemburgo Olive por dois meses. A exposição “Paulo Freire, Educar para Transformar”, que inaugura a série, poderá ser vista até 19 de agosto, quando seguirá para Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé-Fafima e depois para a Faculdade de Educação Professor Miguel Ângelo da Silva Santos-FeMMAS, na Cidade Universitária. A visitação é gratuita e pode ser feita de 8h às 20h.
A primeira exposição da série é especialmente direcionada a estudantes e profissionais da área da Educação. As instituições de ensino podem marcar visitas de turmas na Fundação Macaé de Cultura ou pelo telefone: 2791-7462. Na vernissage, que aconteceu terça-feira, dia 7, o mestre em Educação Brasileira, Francisco Carlos Gomes, ministrou a palestra “Novos olhares, eternos saberes: uma reflexão sobre Paulo Freire”.
– Um auditório com tantas pessoas é a constatação da sedução que Paulo Freire provoca! – observou o professor. A proposta do evento é fazer alguns recortes de idéias do educador, um dos mais pesquisados do mundo e incentivador de muitas teses de mestrado e doutorado, as chamadas reflexões pós-Paulo Freire.
A presidente da Fundação Macaé de Cultura, Conceição de Maria, em seu discurso de abertura da exposição, disse que falar de Paulo Freire é falar de inclusão social e de cidadania. – Estamos comungando arte e cultura num mesmo espaço, porque a arte e a cultura não vivem uma sem a outra – ressaltou.
Compuseram a mesa de cerimonial, além da presidente da FMC, o gerente administrativo da agência do Banco do Brasil de Macaé, Fábio Assis, o vice-presidente da FMC, Denilson Machado, e o vereador Maxwell Vaz (PT), representando a Câmara Municipal de Macaé. Também estiveram presentes, o secretário executivo de Comunicação, Décio Braga, representando o Executivo Municipal, o gerente de Comunicação e Segurança de Informações da Unidade de Negócios Bacia de Campos da Petrobras, Lincoln Weinhardt, e a presidente da Agrape, Mariana Machado.