Visitantes e alunos da rede municipal de ensino poderão apreciar até terça-feira (21), a Exposição Pinturas Infantis. A programação, aberta nesta segunda-feira (13), conta com 20 telas produzidas pelos estudantes de Artes do Bia Atelier de Artes. A visitação para o público acontece das 9h às 22h. Já os estudantes podem participar do evento, das 9h às 22h, no pátio da Fundação Educacional de Macaé (Funemac). A exposição é realizada pela Prefeitura de Macaé, através da secretaria Municipal de Educação. As obras fazem parte do ateliê da artista plástica Beatriz Mignone Viana Rosa.
As 20 telas em acrílico foram produzidas pelos alunos da Escola Americana de Macaé. Para o evento, a Secretaria de Educação organizou uma agenda de visitação, que vai integrar alunos de algumas unidades municipais, que contam com projeto “Mais Educação”: as escolas Onilda Maria da Costa, Ancyra Pimentel, Pedro Adami e Professora Elza Ibraim.
O objetivo da exposição é permitir que o aluno possa contemplar o belo e oferecer oportunidade de se integrar a uma manifestação artística. A mostra faz parte de uma programação bimestral desenvolvida pela secretaria com a proposta de enaltecer a cultura.
Na terça-feira (14), os alunos da Escola Municipal Professora Elza Ibraim conheceram e contemplaram a exposição. Entre os mais entusiasmados estavam Bruno Carvalho, Ricardo dos Santos, Natanael Sodré e Marcus Vinícius Marques. Alunos do 5º ano de escolaridade foram os primeiros a preencher o formulário de participação e fazerem perguntas à artista plástica. “Gostei do que vi. Também gosto de desenhar e pintar. Uso minha criatividade e gostaria muito de desenhar algo bem bonito para expor aqui, se a Bia gostar”, afirmou Bruno.
As professoras Maria Inês Vicente e Adriana Dantas se surpreenderam com o interesse dos alunos dos 4º e 5º anos de escolaridade. “Eles puderam apreciar. Fiquei satisfeita em ter a chance de saber que os alunos gostam de artes. Vou trabalhar ainda mais as habilidades deles”, disse Adriana.
Além disso, o evento oportunizou a reunião entre crianças brasileiras e do exterior. A artista plástica colombiana Maria José Rojas, de apenas nove anos, produziu a tela ”Fundo do Mar”. Ela não conteve a emoção ao assistir a exposição. “Estou muito feliz. Adorei ver que os alunos brasileiros gostaram do meu trabalho”, disse a menina, acompanhada da mãe orgulhosa, Gina Rojas.
Mostra - A artista plástica Beatriz Mignone Viana Rosa tem 35 anos de trajetória. Autodidata, é também bacharel em Psicologia e se dedica há 15 anos ao ateliê. No espaço, ela ministra aulas de pintura a óleo, acrílico para crianças, artes, mosaico e grafite para crianças e adultos. “Não pensei duas vezes antes de aceitar o convite para a Exposição “Pinturas Infantis”. Foram destacados muitos talentos. É nesta fase que eles gostam de ousar nas cores, e uma mostra como esta tem a possibilidade de incentivar outras crianças, como os alunos da rede municipal de ensino. Sei que a arte em geral leva a criança trabalhar com criatividade, concentração e, até mesmo, disciplina”, contou ao sortear uma tela e um mês de participação no curso oferecido pela Bia Atelier de Artes.