logo

Exposição “Oswaldo Cruz, o médico do Brasil” na galeria de arte

21/08/2007 13:23:11 - Jornalista: Equipe Secom

A série “Conhecendo Grandes Personagens da Nossa História”, do Projeto Memória da Fundação Banco do Brasil, com o apoio da Petrobras e em parceria com a Fundação Macaé de Cultura-FMC, em seu segundo ciclo no município, traz a exposição “Oswaldo Cruz, o médico do Brasil”. Os banners estarão na Galeria de Arte Hindemburgo Olive de 20 de agosto a 2 de setembro. A visitação gratuita poderá ser feita de 9h às 19h, de segunda a sábado.

A atual exposição é especialmente direcionada a profissionais da área de saúde e a estudantes em geral. As instituições de ensino podem marcar visitas de turmas na Fundação Macaé de Cultura ou pelo telefone: 2791-7462. Quase 90 anos depois de sua morte, pesquisas apontam Oswaldo Cruz como o símbolo do médico e do cientista brasileiro. Ele ganhou a fama ao vencer a febre amarela: flagelo que, no final do século XIX, transformou o Rio de Janeiro num “porto maldito”. Combateu também a varíola e a peste bubônica.

No entanto, foi ferozmente atacado por causa de suas campanhas sanitárias. Teve que enfrentar não só as doenças, como a incompreensão de seus contemporâneos. A vacinação obrigatória contra a varíola, por ele proposta, provocou violenta revolta no Rio, em 1904. Graças à obstinação desse médico, a vacinação se tornou prática corriqueira no Brasil e a preocupação com a saúde pública se implantou em definitivo.

O grande sanitarista promoveu expedições científicas que mapearam as principais questões da saúde em todo o Brasil. A Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, pioneiro e reputado centro de medicina experimental, se tornou seu principal legado.