logo

Exposições mostrarão o carnaval macaense de ontem e hoje

28/12/2007 11:12:09 - Jornalista: Andrea Lisbôa

Prefeitura pretende enfatizar no carnaval deste ano as características próprias do estado do Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira (27), foram definidos os últimos detalhes para as exposições “Carnaval Hoje” e “Carnaval Ontem”, que serão realizadas por meio de parceria entre a Secretaria Especial de Comunicação Social, Secretaria Executiva de Acervo e Patrimônio Histórico, Fundação Macaé de Cultura e Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Macaé, tudo conforme orientação do prefeito Riverton Mussi, grande incentivador do carnaval macaense e das manifestações culturais no município.

As diretrizes para implementação da “indústria do carnaval” em Macaé também fizeram parte da pauta da reunião, na secretaria Especial de Comunicação Social. “Esse é um projeto sob a orientação do prefeito Riverton Mussi”, informou o assessor especial de Comunicação Social, Décio Braga, que deu mais detalhes sobre o projeto. “Esse conceito se refere ao conjunto de atividades para produção de fantasias, adereços, esculturas, carros alegóricos, além da formação de ritimistas e de especialistas em desfile e em samba. A “indústria do carnaval” visa aumentar o número de trabalhadores formais no setor, gerando uma cadeia produtiva durante todo o ano. Essas atividades incluem os segmentos cultural e turístico, por meio de eventos regulares”, destacou.

A exposição “Carnaval Hoje” acontecerá de 18 de fevereiro a 03 de março, na Galeria de Arte Hindembrugo Olive e na Praça das Artes da Fundação Macaé de Cultura, Avenida Rui Barbosa 780, no Centro da cidade. Serão expostas fantasias de destaques, sambas-enredos e bandeiras das seis escolas de samba do Grupo Especial de Macaé e das seis do 1º Grupo. Além disso, estarão na mostra as máscaras vencedoras do Concurso do Baile de Máscaras da Melhor Idade, que este ano será realizado no dia 26 de janeiro, às 19h, na praça Veríssimo de Mello. Os Bois Pintadinhos, representantes da identidade cultural de Macaé, não poderiam deixar de constar da exposição. Essa tradição, que abre o carnaval do município, arrasta todos os anos uma multidão de foliões.

Complementando a exposição “Carnaval Hoje”, será aberta a “Carnaval Ontem”, dia 20 de fevereiro, no Solar dos Mello da Secretaria de Patrimônio e Acevo Histórico, na rua Conde de Araruama, 248, no Centro da Cidade. Fotografias dos antigos carnavais festejados nos clubes da cidade, suas histórias, além do histórico das escolas de samba do município poderão ser apreciados na mostra. O objetivo é resgatar a cultura carnavalesca e, também, trazer à tona boas lembranças.

Estiveram presentes na reunião, além de Décio Braga, o secretário executivo de Acervo e Patrimônio Histórico, Ricardo Meirelles, a presidente da Fundação Macaé de Cultura, Conceição de Maria Rosa, o presidente da Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Macaé (Liecam), José Carlos Antônio, o Dica, e assessores.