A Fábrica da Cidadania atingiu a marca de 500 peças e equipamentos doados. As empresas Negociar Imobiliária LTDA; Moura & Moura Assessoria Contábil; Jornal O Debate; Universidade Estácio de Sá; TechBlast; RPFilho e a Funemac já fizeram suas doações. Quem tiver peças, monitores, teclados, mouses, entre outros equipamentos de informática que possam ser reciclados podem doar através do telefone (22) 27725036.
Além das empresas, pessoas físicas também podem fazer doações como foi o exemplo de Gabriel Lin Menezes da Silveira, que está promovendo uma campanha de doação em Macaé através da torcida jovem do time Fluminense. "Fiquei sabendo desse projeto do Macaé Inteligente e fiz uma reunião com os 30 membros da torcida mobilizando para a doação. Doamos e a campanha continua", disse Gabriel.
Com essas doações, os cerca de cem alunos poderão começar os estágios práticos na Fábrica da Cidadania no próximo dia 5. Este é um programa do Macaé Inteligente que prevê a reciclagem de computadores doados e a posterior instalação em locais na periferia. A Fábrica funciona na sede da Seictec, na Rua Teixeira de Gouveia, Centro de Macaé.
O curso/estágio de montagem e manutenção de micros tem duração de três meses e está dividido em cinco turmas de 20 alunos cada nos horários: 9h às 12h; 14h às 17h e 18h às 21h. A primeira e segunda turma vão ter aulas segunda, quarta e sexta-feira pela manhã e à tarde, respectivamente; a terceira e quarta turma será terça e quinta de manhã e à tarde, já a quinta turma, terça e quinta à noite.
"Esses computadores reciclados serão instalados nas Casas Inteligentes, outro programa do Macaé Inteligente, que consiste em um cômodo de uma casa na comunidade carente do município destinado à inclusão digital. Esse cômodo alugado na comunidade terá computadores que foram reciclados na Fábrica funcionando normalmente como uma lan house pública nas periferias", explicou o secretário de Ciência e Tecnologia, Guto Garcia.
Os empresários interessados em adotar uma casa inteligente pagarão um valor mensal de R$ 2.500,00 para o custeio das despesas de uma casa. Maiores informações através do telefone (22) 27725036.