A secretaria Executiva de Inovação, Ciência e Tecnologia (Seictec) visando promover a inclusão social das populações menos favorecidas utilizando as tecnologias da informação; vai inaugurar este ano a Fábrica da Cidadania, programa do Macaé Inteligente que prevê a reciclagem de computadores doados e a posterior instalação em locais na periferia. As empresas já estão fazendo suas doações. Os interessados em doar computadores podem entrar em contato através do telefone (22) 27725036, que uma pessoa irá buscar os micros.
A Fábrica de Cidadania vai funcionar na sede da Seictec, onde era a Fundação Educacional de Macaé (Funemac), na rua Teixeira de Gouveia, no centro, e vai contar com técnicos de Informática ensinando jovens carentes a fazer a montagem e manutenção dos computadores. O projeto recrutou candidatos com conhecimento em Informática e fez estágio nas áreas de Montagem e Manutenção de Computadores.
Segundo o secretário executivo de Inovação, Ciência e Tecnologia, Guto Garcia, as máquinas doadas serão levadas para a Fábrica da Cidadania, local onde jovem em situação de vulnerabilidade social, orientado por técnicos vão aprender a reformar os micros e a reciclar o hardware. Os computadores já reformados e montados, vão ser colocados na comunidade viabilizando o acesso à internet nos bairros.
Esse é o primeiro passo para a implantação de um outro projeto do Macaé Inteligente: a Casa Inteligente, que consiste num espaço da casa dos moradores junto às comunidades carentes do município destinado à inclusão digital. Os computadores reciclados na Fábrica da Cidadania irão para as Casas Inteligentes.
Estas casas ou partes da casa (sala, quarto, garagem, sobrado) podem ser alugadas na própria comunidade, desde que o proprietário esteja dentro dos critérios, como por exemplo, estar desempregado. As casas vão ser dotadas de computadores, adquiridos ou doados. Os professores, moradores da comunidade, vão ser treinados na Escola de Informática, também do Macaé Inteligente. Quem quiser adotar uma casa inteligente pode entrar em contato com a secretaria. Os interessados pagarão um valor mensal para o custeio das despesas de uma casa. Mais informações no telefone (22) 27725036.