logo

Fábrica da Cidadania realiza seleção para cursos

17/07/2012 13:19:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Kaná Manhães

Muitos ex-alunos do curso de Manutenção e Montagem de Computadores se destacam nas aulas e se tornam monitores

Após o sucesso na procura pelas inscrições, que terminaram no último sábado (14), a Fábrica da Cidadania realizará o processo para seleção de alunos dos próximos módulos de Linux e Montagem e Manutenção de Computadores. No total, desde o dia primeiro de junho, 488 candidatos realizaram o cadastro para as aulas destes cursos. O módulo de Linux terá início no próximo dia 23, das 18h às 21h30, enquanto o de Montagem e Manutenção começa no dia 24, nos turnos da manhã, tarde e noite.

Para o curso de Montagem e Manutenção foram 350 inscritos, que participarão de uma prova nesta quarta-feira (18), em que são necessários conhecimentos básicos de informática. No total, serão selecionados os 40 alunos que tiverem melhor desempenho na seletiva por turno escolhido. A prova seletiva do módulo de Linux também acontece também nesta quarta-feira, só que às 18h, enquanto as aulas se iniciam no dia 23, das 18h às 21h30.

Com as novas turmas, o objetivo da Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, é disseminar o conhecimento digital por meio do Programa Macaé Inteligente, em que centenas de pessoas encontram oportunidade de qualificação.

- Os cursos oferecidos pela Fábrica da Cidadania têm por objetivo continuar a missão de tornar Macaé a cidade do conhecimento. É um trabalho que visa à inclusão social e a construção da cidadania, pois centenas de pessoas são capacitadas e podem ingressar no mercado de trabalho. Isso comprova não só a qualidade dos cursos oferecidos, mas também a importância social deste trabalho, disse a secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia.

Além destes, as inscrições para o curso de Manutenção de Impressoras serão realizadas a partir desta quarta-feira (18). Ao todo, são oferecidas 20 vagas, destinadas a candidatos a partir de 14 anos, que precisam ter experiência em montagem e manutenção de microcomputadores para se inscrever. Desta vez, a turma será formada para o turno da manhã, já que a classe anterior foi formada para o turno da noite.

No ato de inscrição, os interessados devem entregar um quilo de alimento não perecível, que será doado a uma entidade filantrópica de Macaé. O cadastro, a seleção e o curso serão realizados na sede da Fábrica de Cidadania, que fica a Rua Teixeira de Gouveia, 634, no Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 2772-7246.

De acordo com o Coordenador do Programa Macaé Inteligente, José Vicente Rodrigues, os cursos oferecidos na Fábrica da Cidadania e nas Lan Houses Itinerantes tem gerado grande interesse.

- Geralmente quem conclui o módulo básico, logo se interessa em fazer outro curso avançado para se aperfeiçoar cada vez mais. Outro ponto positivo é que muitos ex-alunos do curso de Manutenção e Montagem de Computadores se destacam nas aulas e se tornam monitores de Lan House Públicas ou conseguem ingressar no mercado de trabalho atuando nesta área, finalizou.

Lan House Itinerante – A Fábrica da Cidadania também permanece ministrando curso de Informática Básica para os alunos que frequentaram as oficinas rápidas desenvolvidas na Lan House Itinerante, realizada na Praça Veríssimo de Mello. O curso também será oferecido no Campo d’Oeste, próximo bairro a receber o projeto. Os interessados em participar deverão realizar as inscrições na próxima segunda-feira (23). As aulas se iniciam no dia 24 de julho, e, ao longo da semana, serão vistos os módulos de Windows, Word, Excell, Power Point e Internet.