logo

Fábrica da Cidadania será inaugurada dia 08

31/10/2007 15:03:25 - Jornalista: Waleska Freire

A Fábrica da Cidadania (Programa do Macaé Inteligente que prevê a reciclagem de computadores doados e a posterior instalação em locais na periferia) da secretaria Executiva de Inovação, Ciência e Tecnologia (Seictec) será inaugurada no próximo dia 8, às 14h. Os 350 candidatos inscritos no curso/estágio prático deverão comparecer com uma hora de antecedência para confirmar a matrícula. As aulas de montagem e manutenção de microcomputadores começam dia 12. A Fábrica de Cidadania funciona na sede da Seictec, localizada na rua Teixeira de Gouveia, centro de Macaé.

Para funcionar, a Fábrica vem recebendo vários tipos de doações de pessoas físicas e jurídicas. Mais de 500 peças e equipamentos foram doados. As empresas Negociar Imobiliária LTDA; Moura & Moura Assessoria Contábil; Jornal O Debate; Universidade Estácio de Sá; TechBlast; RPFilho, Casa Volt e a Funemac fizeram doações. Quem tiver peças, monitores, teclados, mouses, entre outros equipamentos de informática que possam ser reciclados pode doar através do telefone (22) 27725036. Todas as empresas de Macaé estão convidadas para a inauguração da Fábrica.

As máquinas doadas são levadas para a Fábrica da Cidadania, onde pessoas em situação de vulnerabilidade social, orientadas por técnicos vão aprender a reformar os micros. Os computadores reformados e montados serão colocados na comunidade, viabilizando o acesso à internet nos bairros. Os computadores reciclados serão instalados nas Casas Inteligentes, outro programa do Macaé Inteligente que consiste num espaço da casa dos moradores junto às comunidades carentes do município destinado à inclusão digital.

Casas Inteligentes

O projeto Casa Inteligente é um cômodo alugado na comunidade que vai ser dotado dos computadores reciclados na Fábrica da Cidadania. As casas inteligentes vão funcionar como lan house pública nas periferias. Os empresários interessados em adotar uma casa inteligente pagarão um valor mensal de R$ 2.500 para o custeio das despesas de uma casa inteligente. Mais informações através do telefone (22) 27725036.