logo

Fábrica de Cidadania recebe palestra sobre Marketing Pessoal

03/11/2011 13:47:21 - Jornalista: Carlos Fernandes e Cliton Davissson

Os alunos do curso de Manutenção e Montagem de Computadores da Fábrica de Cidadania assistiram na última sexta-feira (28), uma palestra sobre Marketing Pessoal ministrada pelo curso de Recursos Humanos da Estácio de Sá. A palestra contou com dinâmica de grupo, encenações teatrais, noções de como fazer um currículo e como se comportar em entrevistas para empregos. No final ainda houve sorteio de brindes.

Na prática, com a palestra sobre Marketing Pessoal, os alunos aprenderam a descobrir seu potencial, planejar sua imagem, expor seu produto pessoal para que, consequentemente, possam vir a se destacar no competitivo mercado de trabalho. Foram passadas noções para que eles saibam como se comportar em uma entrevista, falar em público, montar um curriculum, utilizar um e-mail profissional, enfim, dicas importantes para a formação deles.

O coordenador da Fábrica da Cidadania, José Vicente Rodrigues, lembra que a orientação com relação ao mercado de trabalho é muito importante para diferenciar os alunos que se preparam nos cursos da Fábrica da Cidadania.

- Queremos dar um diferencial para esses alunos que buscam não só uma oportunidade de trabalho, mas de vida. Dar uma ideia para esses alunos de que sem organização não se vai a lugar nenhum. Passamos para eles algumas regras que são fundamentais para que eles consigam organizar em sua vida profissional. O principal disso tudo é a cidadania, disse.

Os próprios estudantes do curso são responsáveis por organizar e ministrar a palestra. Segundo a professora Aline Guarany, essa foi a segunda vez que palestra para os alunos da Fábrica de Cidadania.

- O curso de Recursos Humanos ainda é relativamente novo no Brasil e ainda está encontrando o seu espaço. A tendência, entretanto, é que se padronizem os critérios de seleção em todo o Brasil. Os critérios estão evoluindo, pontuou.

Uma das palestras mais aguardadas foi “Como montar um currículo profissional”, ministrado pela estudante Ana Robillard, do terceiro período. Ela enfatizou a importância de se montar de maneira correta esta importante ferramenta de avaliação para o mercado de trabalho:

- O currículo é o cartão de visitas do candidato, é onde ele deve colocar as informações importantes para quem vai selecionar. Ele deve ser breve e bem resumido porque hoje em dia ninguém dispõe de muito tempo para ficar olhando um documento de mais de duas páginas.

Para o aluno Alisson Faustino, o curso foi bastante produtivo. Sua maior dúvida, além da montagem dos currículos profissionais, foi em relação aos critérios de seleção.

- Achei interessante também às informações sobre os documentos que precisam ser levados para a entrevista. Quando eu for para uma seleção não vou precisar de tantos papéis quanto pensava, finalizou o aluno.