logo

Fábrica de tijolos ecológicos entra em fase de teste

25/11/2005 16:42:15 - Jornalista: Marilene Carvalho

A Empresa Municipal de Habitação, Urbanização, Saneamento e Águas (Emhusa) colocou em fase de teste uma fábrica de tijolos ecológicos que vai auxiliar a produção de moradias de baixo custo do Programa Municipal de Habitação. A capacidade de produção diária da fábrica é de quatro a cinco mil tijolos. “Estamos tornando real um antigo sonho do prefeito Riverton Mussi, do tempo em que ele ainda era vereador”, revelou Cabral.

A fábrica está em funcionamento no bairro Novo Cavaleiros, desde a semana passada. Na fase de teste estão sendo produzidos 1 mil tijolos/dia. As primeiras unidades estão sendo utilizadas na própria estrutura do empreendimento. Operando inicialmente com uma máquina e seis funcionários, incluindo um especialista estrutural, a fábrica foi idealizada pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Francisco José Casanova, que também presta consultoria ao projeto.

O modo de produção de tijolo estrutural solo-cimento é sem queima e não oferece riscos de agressão ao meio ambiente, por isso o produto tem a característica ecológica. O sistema de instalação é através de encaixe, dispensando viga, pilar e emboço, representando, em média, 30% de economia na relação custo-benefício. “A fábrica de tijolos ecológicos não vai disponibilizar o produto ao mercado, ela foi projetada exclusivamente para atender ao programa habitacional da prefeitura”, afirmou Cabral.