Fábrica tem capacidade para produzir 100 sacos de farinha por mês

14/09/2006 15:14:59 - Jornalista: Ludmila Azevedo

Cinqüenta famílias de produtores rurais são beneficiadas com a Fábrica de Farinha de Mandioca, localizada em Serra da Cruz. A fábrica tem capacidade para produzir 100 sacos de 50 quilos de farinha por mês. O projeto da Fábrica de Farinha faz parte de um convênio entre a Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca (Agrape) e o Pronaf.

A manutenção da fábrica está a cargo da associação de moradores de Serra da Cruz, responsável pela manutenção do espaço. Funcionários da Agrape auxiliam os produtores com assistência técnica que começou com a preparação do solo para o cultivo da mandioca.

Com recursos do Pronaf foram adquiridos equipamentos como caldeira, prensa, triturador, tacho (onde é aquecido o material para obter a farinha). Todo material produzido é vendido para o comércio de Macaé. Outro ponto de comercialização é na feira livre do produtor, realizada aos sábado ao lado da Casa e Vídeo. Além da produção da farinha, produtores também comercializam a mandioca.

A Agrape faz um trabalho junto à comunidade de Serra da Cruz de incentivo à cultura da mandioca. Além da Fábrica de Farrinha, a Agrape é incentivadora da Festa do Aipim, que acontece em julho na localidade.

O projeto da fábrica começou a ser estruturado em 2000, a atual administração fez reforma (troca de telhado, pintura, colocação de pisos e azulejos) e construiu uma área para recepção da mandioca.