logo

Faltam duas semanas para a Femacti

04/10/2006 14:44:49 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Já está tudo certo para a realização da Feira Macaense de Ciência, Tecnologia e Inovação (Femacti) 2006. O evento acontece nos próximos dias 18 e 19, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho – Macaé Centro. Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia (Sectec), Guilherme Jordan, serão apresentados mais de 150 trabalhos, provenientes das mais diversas instituições de ensino do município, a nível municipal, estadual, particular e federal.

“Diretamente participam cerca de 800 alunos, mas indiretamente em torno de seis mil estudantes estiveram envolvidos com as feiras internas em suas escolas, quando houve pré-seleção”, explica Jordan. Ele convida a população macaense a prestigiar o evento no qual também terá, paralelamente, o terceiro Fórum Municipal de Ciência e Tecnologia, Workshop de Educação Ambiental (Petrobras/CNFCN) e mostra de empresas de tecnologia, educação e petróleo. “Para o público juvenil haverá planetário móvel, cinemateca e palestra com o astrônomo Ronaldo Mourão”, avisa o secretário.

O assessor da Sectec, Marcelo Machado disse que tem visto inúmeros trabalhos de qualidade, nas feiras internas, como por exemplo o projeto na área de medicina apresentado por alunos do Colégio Estadual Luiz Reid, que mostra uma silhueta do corpo humano, referindo-se à angioplastia e ao cateterisma. “Eles inovaram, tratando da ciência médica, uma vez que a maioria dos trabalhos é sobre química, física e biologia. Outras áreas do conhecimento como matemática, geografia e medicina também merecem destaque”, pontua.

Estandes da Guarda Mirim, DST/AIDS, IMMT e Cipa/PMM estarão expostos no Macaé Centro, onde profissionais do Sesi, Senai e de universidades também mostrarão seus trabalhos. De acordo com Jordan, isso tem o objetivo de divulgar para os estudantes conhecimento de órgãos públicos. Os alunos envolvidos têm entre 12 e 18 anos de idade, cursam de quinta e oitava séries do ensino fundamental e Ensino Médio.