Famílias visitam residências no Bosque Azul

21/12/2014 12:28:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Rui Porto Filho

O prefeito, Dr. Aluízio, acompanhou os moradores na visita

 Esse foi um domingo (21) diferente para muitas famílias que possuem moradias em 'risco eminente' no Morro de Sant'Anna, na Ladeira de Sant'Anna ou Beco de São Jorge, desde as chuvas do final de 2013. Às vésperas do Natal, 108 famílias foram convidadas a visitar o Condomínio Bosque Azul para conhecerem suas futuras residências, pelo prefeito Dr. Aluízio. A previsão de entrega dessas unidades é julho do próximo ano. O Condomínio Bosque Azul, com 2.208 unidades habitacionais, é resultado do convênio entre a Prefeitura (Programa Habitar Legal) e o Governo Federal (Programa Minha Casa Minha Vida II).

 Com esse empreendimento, 1.104 famílias cadastradas poderão ser removidas de áreas de risco por meio de doação da prefeitura. Francisco de Assis Lima, 68 anos, aposentado, está feliz da vida. Cearense de Alto Santo, ele mora em Macaé há 39 anos, local onde nasceram seus 10 filhos. Ele morava na Beira Linha, embaixo da Ladeira de Sant'Anna. No dia 2 de dezembro de 2013, ele perdeu sua casa.

- Só fiquei com os documentos naquele dia. Agora, estou morando nos Cajueiros pelo aluguel emergência. Hoje, adorei ver o apartamento, é muito bom e o tamanho é ótimo. Dr. Aluízio cumpriu o que prometeu -, disse Francisco.

O prefeito acompanhou os novos moradores na visita aos apartamentos. As residências contam com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, piso frio e janelas com alumínio e vidro, trazendo luminosidade às residências. Todos os blocos têm acessibilidade à cadeiras de rodas e contam com uma área interna acessível a todos. Todas as ruas estão recebendo pavimentação, iluminação pública e canteiros.

- Agora falta pouco para essas famílias poderem se mudar. Além dos apartamentos, eles vão contar com toda infraestrutura. Em menos de dois anos de governo, cumprimos uma de nossas metas do plano de governo, garantindo cidadania e moradia digna para a população. Isso é respeito e compromisso. É com alegria que podemos estar aqui com eles, neste domingo, mostrando suas futuras casas em um local seguro. Será um bairro com toda qualidade e cidadania -, afirmou Dr. Aluízio.

Danielli Viter, 26 anos, desempregada, levou a filha Júlia, dois anos, para conhecer o apartamento. A casa dela, na Beira Linha, foi interditada pela Defesa Civil no ano passado. Atualmente, mora nas Malvinas, pelo aluguel emergência. "Gostei do apartamento é tudo arrumadinho. Morava num cômodo só na Beira Linha, embaixo da Ladeira de Sant'Anna. Aqui vou ter tudo direitinho, com dois quartos, sala, banheiro e cozinha", falou.

A secretária de Habitação, Alessandra Aguiar, lembrou que o Condomínio I do Bosque Azul é um lugar seguro. "Será muito melhor para essas famílias, pois elas terão aqui um lugar seguro para morar e viver melhor", pontuou. O coordenador de Defesa Civil, Luciano Castilhos, acompanhou a visita nesta manhã de domingo.  

Moradora da Beira Linha, Rosicléia da Silva Duarte, 32 anos, também perdeu sua casa no ano passado. Ela mora pelo aluguel emergência e está alegre."O apartamento é excelente", falou.

Aos 73 anos, Beatriz Maria Soares Pinto, pensionista, é uma das mais antigas moradoras da Ladeira de Sant'Anna, onde criou os sete filhos. "Há 55 anos moro lá, mas agora vou sair. A gente fica preocupado com. Achei ótimo o apartamento, muito bom. É bem dividido e estou feliz por isso. Também gostei da cozinha, muito boa" -, elogiou.


Fotos Relacionadas