Foto: Robson Maia
Nova unidade, localizada na Rua Velho Campos, possui uma área de aproximadamente 400 metros quadrados
Com um trabalho pautado na ampliação de serviços, com prioridade na qualidade do atendimento, a prefeitura de Macaé por meio da secretaria de Saúde, está finalizando as obras de reforma e adaptação da nova sede da Farmácia Popular Municipal. A nova unidade, localizada na Rua Velho Campos, possui uma área de aproximadamente 400 metros quadrados.
Segundo o secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, o novo espaço irá proporcionar um atendimento mais humanizado, tanto para os usuários quanto para os profissionais. “A demanda da população é cada vez maior, por isso necessitamos de um local mais amplo para atender adequadamente aos macaenses”, disse.
A equipe do setor de manutenção da secretaria está trabalhando na instalação do dreno do ar condicionado. Em seguida, será feita nova verificação da rede elétrica com capacidade maior e retoque na pintura. A logo da unidade e as placas de identificação estão sendo elaboradas.
A rede municipal de saúde, por meio da coordenação de Farmácia, oferece à população uma grande com 130 itens de medicamentos essenciais, que inclui antibióticos, antiinflamatórios, vermífugos, anticoncepcional e medicamentos para diabetes, hipertensão e saúde mental.
Além dos medicamentos da Farmácia Municipal, o novo espaço abrigará o setor da Farmácia Estadual que funciona atualmente no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas com a dispensação de medicamentos excepcionais, como também o setor de serviço social.
De acordo com a coordenadora da Divisão da Assistência Farmacêutica, Jeniffer Pereira da Cruz, são atendidas diariamente na farmácia central mais de 700 pessoas. Além da farmácia do centro, a população conta ainda com uma unidade no bairro Aeroporto.
- As unidades de saúde dos bairros e da região serrana também fazem a dispensação de medicamentos da grade. É importante lembrar que o medicamento só é retirado mediante a apresentação da receita médica da rede municipal, lembrou Jeniffer.
Brasil - O secretário lembrou ainda que em maio foi inaugurada a Farmácia Popular do Brasil, uma parceria entre o município o Governo Federal, onde são oferecidos medicamentos a preços populares. O programa atende os usuários dos serviços públicos e privados de saúde.
O programa contempla uma lista de 94 medicamentos classificados como essenciais, além do preservativo masculino. São remédios da atenção básica que atendem cerca de 80% das doenças que atingem a população. Hipertensão, diabetes, úlcera gástrica, depressão, asma, infecções e verminoses são exemplos de doenças para as quais são encontrados medicamentos nas Farmácias Populares.