Dentro da programação do mês de maio, com o tema “Clássicos Comentados”, o Cine Semaph apresenta nesta quarta-feira, às 18h30m, o faroeste “Meu ódio será a sua herança”. A mostra, que está exibindo clássicos do cinema mundial, está sendo organizada pela Secretaria de Acervo e Patrimônio Histórico (Semaph) e acontece no Solar dos Mellos.
Dirigido por Sam Peckinpah, “Meu ódio será a sua herança” foi produzido em 1969. O filme inovou com técnicas de filmagem que mudariam o cinema, como cenas de violência em câmera lenta. Por isso, o filme, obra máxima do diretor, é conhecido como o avô de “Matrix”, e Peckinpah, pai do cinema de ação moderno. A história: um grupo de bandidos decadentes tenta, em 1913, provar que ainda está vivo e planeja um golpe de mestre.
Peckinpah fez outros westerns, mas usa, em “Meu Ódio Será Sua Herança”, toda a sua coleção de efeitos (visuais e temporais) e fixa seu estilo, que será depois imitado por cineastas menos talentosos. Recentemente, em “Matrix”, que não tem carências de talento, algumas cenas parecem ter sido inspiradas nos filmes de Peckinpah.