FAS prepara Mirante da Igualdade para finados

25/10/2006 11:33:55 - Jornalista: Alexandre Bordalo

A Fundação de Ação Social (FAS), gerenciadora do Cemitério Memorial Mirante da Igualdade, está preparando o local desde o início do mês para a visitação no dia de Finados (2/11). Segundo o presidente da Fundação, Fernando Horta, são esperadas cerca de três mil pessoas. Entre os trabalhos realizados estão pintura de meio-fios e revitalização paisagística. Para isso, 20 servidores estão trabalhando no Memorial, onde há 2784 sepulturas, 336 em jazigos perpétuos (cemitério parque).

Fundado há seis anos e quatro meses, o Memorial está pronto para receber as visitas. Vinte e cinco funcionários estarão no dia de Finados orientando o público. Alguns utilizando rádios transmissores para consultar o sistema do Mirante da Igualdade, a fim de localizar corretamente os locais aonde os visitantes devem depositar flores e prestar homenagem a seus entes queridos.

Ainda no dia dois, que cai numa quinta-feira, haverá missa celebrada pelo pároco da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, o padre Aldo Coelho, às 10h. Além disso, equipe administrativa negociará com as famílias contratantes débitos pertinentes aos serviços junto ao Memorial. O índice de gratuidade nas gavetas é de 62%. Para se ter acesso à gratuidade é preciso responder a levantamento feito pelas assistentes sociais da FAS, comprovando a real necessidade da família.

A infra-estrutura do Memorial oferece seis capelas mortuárias, sala de repouso, cantina, duas salas administrativas, com quatro funcionários. Sua localização é RJ 162, Km 4, ao lado do Hospital Público Municipal (HPM). Há três modalidades de atendimento: cemitério parque, cemitério tradicional e cemitério gaveta.