logo

Favoritos vencem I Triathlon de Macaé

20/03/2006 11:13:43 - Jornalista: Catarina Brust

O I Triathlon de Macaé, realizado neste domingo (19), encerrou oficialmente o Fest Verão Esportivo, promovido pela prefeitura de Macaé, secretaria de Esporte e Lazer (Semel), Fundação de Esporte de Macaé (Fesporte), Fundação Macaé de Cultura (FMC) e Empresa Municipal de Turismo (MacaéTur). Os cariocas Raphael “Bocão” Menezes e Sandra Soldan, atleta que já participou de duas Olimpíadas, venceram o Triathlon, organizado pela Meeting Sports, com supervisão da Federação de Triathlon do Rio de Janeiro (FTERJ).

O triathlon é uma modalidade esportiva que prova a resistência dos atletas, com provas de natação, ciclismo e corrida. O I Triatlon de Macaé, que reuniu cerca de 150 atletas, começou na praia dos Cavaleiros, com a etapa de 600 metros de natação. Em seguida, foi realizada a etapa de ciclismo, onde os competidores tiveram que percorrer 17 quilômetros, na Linha Verde. A corrida, de quatro quilômetros, encerrou o Triathlon. A organização optou por diminuir o percurso da natação, de 750 para 600 metros, devido ao vento forte e a correnteza de norte para sul.

- A prova foi forte, mas eu sabia que tinha tudo para ganhar. Por isso, resolvi que a competição teria que ser decidida logo no início, para não ter sufoco no final, declarou Raphael no final da prova, destacando que Macaé tem um bom perfil para a realização do Triathlon, por ser uma cidade com mais trechos planos e um bom asfalto no percurso.

A meta do carioca Raphael é buscar agora uma vaga para o Pan de 2007, que será realizado no Rio de Janeiro. No mês de abril, no dia 23, ele vai disputar o Br João Pessoa (RN), para iniciar sua disputa por uma das seis vagas para a competição.

- Pela primeira vez realizamos o triathlon em Macaé. Há 15 anos atrás o atual prefeito de Macaé, Riverton Mussi, disse que queria trazer essa competição para o município. Se a cidade reúne qualidades básicas para a realização, existe 90% de chance para realizarmos a competição. Não se deve privilegiar uma cidade ou outra, explicou o presidente da FTERJ, Júlio Alfaya.

Franca favorita da competição, Sandra Soldan, 32 anos, venceu a prova com 56min50s, com dois minutos de vantagem sobre Luisa Pais.

- A prova foi bem equilibrada. O mar estava com bastante marola. Mas, o grande barato do esporte é que sempre tem uma variável. Nenhuma competição é igual a outra. Macaé tem condições excelentes para a realização do Triatlon. O maior problema foi mesmo o calor, disse a carioca Sandra Soldan, triatleta que já participou das Olimpíadas de Sidney (Austrália), e Atenas (Grécia). Sandra vai disputar seis provas do circuito mundial que fazem parte das eliminatórias para buscar uma vaga para Pan 2007 e para as Olimpíadas de 2008.

Aos 52 anos, a macaense Maria Aparecida de Melo, participou pela primeira de uma prova de triatlon. Maratonista, que representa Macaé há 13 anos em competições e têm mais de 200 troféus, Aparecida conseguiu terminar o I Triathlon de Macaé, na frente de outros competidores masculinos.

- Na última terça-feira é que resolvi participar. Corro seis dias por semana, mas não tenho experiência com ciclismo, tanto que a bicicleta é emprestada. Minha maior dificuldade foi na mudança das marchas. O mar para mim é pinto. Agradeço o patrocínio da Fesporte e a minha família, meu marido e meus amigos que me deram todo o apoio para eu participar dessa competição, disse Maria Aparecida, que terminou a prova com 1min01s, em 18º lugar na categoria feminina. A atleta vai começar agora a se preparar para disputar a maratona de Porto Alegre.

Resultado:

Masculino
Raphael Menezes – 51min24s
Eduardo Vieira – 51min43s
Alexandre Maximiniano – 52min02s
Raul Pereira – 52min23s
Fábio Iskandarian – 52min37s

Feminino:
Sandra Soldan – 56min50s
Luisa Pais – 58min50s
Márcia Ferreira – 59min33s
Carolina Galvão – 1h43s
Letícia Gomes – 1h01min