Foto: Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Hum
A comunidade terapêutica atende, atualmente, 56 homens
A Fazenda da Esperança, comunidade terapêutica de Macaé, que atua desde 1983 no acolhimento e recuperação de jovens e adultos (homens) dependentes químicos, é uma das entidades assistenciais beneficiadas pelos alimentos recolhidos na campanha Vacinação Solidária, iniciativa liderada pela primeira-dama, Quelen Rezende, Prefeitura e Câmara Municipal.
“Com os efeitos socioeconômicos da pandemia da Covid-19, vimos, nessa iniciativa, uma forma de valorizar o ser humano. É um compromisso com quem mais precisa nesse momento tão difícil, que afetou diversas áreas do município. E é importante firmar parcerias para alcançar ainda mais pessoas. É um prazer ajudar uma entidade que tem um trabalho tão importante no município”, observa Quelen Rezende.
A campanha continua e as doações de alimentos não perecíveis podem ser entregues nos postos fixados no Colégio Estadual Mathias Neto, no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo e na Cidade Universitária, além de polos da Estratégia de Saúde da Família (ESF), na serra de Macaé. Todas as pessoas que pertencem ao grupo de vacinação, de acordo com o calendário anunciado semanalmente pela Secretaria Municipal de Saúde, podem participar desse ato de solidariedade ao próximo. Mas vale lembrar que a doação não é obrigatória para a vacinação.
Dirigida pelo casal Rodrigo e Marina Gabbay, a fazenda atende, atualmente, 56 homens e acolheu, recentemente, 20 pessoas em situação de rua. “Ser um dos beneficiados com a campanha Vacinação Solidária é uma benção para nós. Não só a campanha em si, mas essa parceria com a prefeitura. Homens geralmente têm mais fome e, quando ficam em abstinência, comem ainda mais. Além de atuarem no trabalho de campo, com animais – para auxiliar no processo -o que acaba aumentando o apetite. Vivemos de providência, e o que recebemos é sempre bem-vindo”, observa Marina, ressaltando que qualquer pessoa pode fazer doações de alimentos, roupas ou produtos de higiene.
Fazenda da Esperança São João Batista – Localizada em São Sebastião dos Quarenta, na BR-101, Km 148/149, a fazenda possui um método de acolhimento que contempla três aspectos: o trabalho como processo pedagógico; a convivência em família e a espiritualidade para encontrar o sentido da vida. Com 35 anos de experiência na recuperação de dependentes químicos, a entidade é considerada a maior obra com esse foco da América Latina. Ao todo, são 130 unidades espalhadas pelo mundo.
Mais informações podem ser obtidas pelo site: http://www.fazenda.org.br/, pelo telefone: (22) 2791-0972 e pelo email: macae.m@fazenda.org.br.