A Secretaria de Fazenda de Macaé (SEMFAZ) começou a enviar, pelo correio, os carnês de IPTU de 2005. Todos os contribuintes do município, da zona urbana e rural, e os que tem como local de entrega outra cidade, deverão aguardar nos próximos dias a chegada do carnê. Se até o dia 10 de maio o IPTU não chegar, o contribuinte deverá retirá-lo na própria Secretaria de Fazenda, no sub-solo da prefeitura municipal de Macaé.
O contribuinte poderá pagar o IPTU em cota única, com desconto de 30%, até o dia 20 de maio. Ou em oito parcelas, com desconto de 10%. O reajuste dos valores do IPTU 2005 foram atualizados com base no índice da URM (Unidade de Referência Municipal) correspondente a 1,6049, em 1/01/2005.
Os contribuintes que forem retirar o carnê na Fazenda, devem fornecer o número do seu CPF (cadastro de pessoa física) para o cadastro imobiliário. A Secretaria de Fazenda solicita que os contribuintes mantenham sempre atualizados seus endereços para que os carnês possam ser enviados pelo correio.
Após o vencimento, as cotas do IPTU têm juros de mora de 1% ou fração de mês equivalente a 0,033% ao dia.