logo

Fazendinha da Agrape é atração para crianças na Expo 2006

10/07/2006 17:11:07 - Jornalista: Ludmila Azevedo

A XXVII Exposição Agropecuária de Macaé terá, este ano, uma novidade criada, exclusivamente, para as crianças. A Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca (Agrape) montou uma fazendinha no parque de Exposição Latiff Mussi Rocha, onde será realizada a Exposição, entre os dias 26 a 30 de julho.

Parte da estrutura já foi montada do lado direito do parque. Na fazendinha da Agrape as crianças poderão ver animais como faisão, pavão, pônei, irerê (marreco silvestre), preá nativa. “Esta última se difere das preás que conhecemos que é o porquinho da índia, as nativas são cinzas com listras”, explica o vice-presidente da Agrape, Luiz César.

A estrutura da fazendinha da Agrape terá 20 baias que abrigarão eqüinos, uma casinha no estilo do campo, um viveiro com doze gaiolas para animais, outro viveiro para araras, papagaio e maritaca. No local, serão construídos também quatro piquetes (cercado). Um para avestruz, outro para cabrito e eqüinos e dois para mini-vaca, onde as crianças poderão fazer a ordenha no animal, conta o vice-presidente.

Haverá também na fazendinha da Agrape um lago com 48 metros quadrados e 50 centímetros em cunha, com um chafariz Dentro do projeto da Agrape está previsto, para ser construído na fazendinha, um aquário, um mini parque para crianças de até três anos e outro para crianças de até 10 anos. Os brinquedos serão feitos todos em madeiras.

As crianças terão duas opções para conhecer a fazendinha da Agrape: de charrete ou a pé. “Construímos um estacionamento para abrigar dez charretes”, diz Luiz César. A idéia é aproveitar a estrutura da fazendinha. “Queremos é familiarizar as crianças com os animais que existem no campo”, relata. Segundo ele, monitores darão suporte na fazendinha, orientando as crianças.