logo

Fazendo Mais Cultura comemora um ano de sucesso

10/08/2012 15:00:00 - Jornalista: Eloisa Seady

O programa Fazendo Mais Cultura, da Fundação Macaé de Cultura (FMC), comemorou um ano de existência mostrando toda a sua solidez na noite de quinta-feira (9), na Praça do Ciep da Aroeira. Sempre proporcionando momentos de descontração aliados às dinâmicas educativas, o público mais uma vez prestigiou o evento com muita animação.

Participativa e muito presente aos projetos da Fundação, a presidente da instituição, Sheila Polly, relatou: “Tanto o teatro, a dança, o circo, entre outras manifestações artísticas, fazem parte da cultura e foi dessa forma que formatamos o Fazendo Mais Cultura, resgatando também as brincadeiras de roda, o jogo de memória e assim sucessivamente. Estimular a criatividade foi outro ponto que pensamos, pois é muito importante provocar esse estímulo na criança, assim ela passa a conhecer e perceber alguns sentimentos que até então passavam despercebido”, comentou.

No meio de tantos baixinhos e altinhos, a aluna Elisa Melo, estudante da Escola Parque do Jardim Santo Antônio, surpreendeu a todos quando declarou ter participado de praticamente todas as versões do Fazendo Mais Cultura. Relatando fatos que chamaram a sua atenção em cada edição que participou, a desinibida Elisa falou: “Eu adoro os palhaços, eles são super engraçados e criativos. O teatro da Tutinha eu acho muito legal também, ainda mais quando ela joga as tranças. Sempre mando mensagem para todo mundo participar deste evento. Já ganhei três brindes nas brincadeiras.”

Um dos palhaços da Trupe do Faz & Conta, o Green, pontuou de maneira muito significativa a participação no programa durante todo este período. “Acho o perfil do Fazendo Mais Cultura pedagogicamente super correto, pois além de entretenimento ele tem a preocupação de levar educação ao público. Revitalizar os palhaços foi outra questão muito bem pensada, pois as crianças ficam encantadas já que vivem em um mundo de muita tecnologia e os personagens traz a realidade materializada até eles”, declarou.

Em comemoração a um ano do programa, o projeto Uni Arte do bairro Aeroporto, participou ontem pela primeira vez com o grupo Abadá Capoeira. De acordo com o responsável pelo projeto, Luciano Pedreira, a capoeira é um esporte que agrega e educa muito, perfil praticado no Fazendo Mais Cultura, e além disso a integração é sempre muito receptiva.