A terceira maior feira de petróleo e gás do mundo, a Brasil Offshore, começa na próxima quarta-feira (15) em Macaé, quando 508 expositores estarão ocupando uma área de cerca de 24 mil metros quadrados no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro. O evento vai apresentar todas as novidades de tecnologia de ponta em produção e exploração de petróleo e gás em águas profundas.
São esperados cerca de 30 mil visitantes durante os três dias – a feira termina na sexta-feira (17). Representantes de mais de 50 países participam do evento. A Brasil Offshore evidencia Macaé como capital nacional de petróleo, reunindo empresas de exploração e produção, transporte (gasoduto e oleoduto) e distribuição de óleo e gás. Multinacionais do petróleo como Schlumberger, Cooper Cameron, Transocean, Wheatherford, Aker Kvaner e Halliburton participam do evento.
- Pela terceira vez, Macaé sedia a Feira Brasil Offshore, uma das maiores feiras de petróleo do mundo, que reúne empresas da indústria offshore de petróleo e gás, entre fabricantes, fornecedoras e importadoras de produtos e serviços relacionados ao setor. Nesta edição da feira, estão reunidas as principais empresas da indústria do petróleo do Brasil e do mundo – afirmou o prefeito Riverton Mussi (PSDB).
O prefeito destacou que Macaé passa hoje por um processo de internacionalização, com a manutenção de contatos com grandes multinacionais para intensificar o desenvolvimento econômico da cidade e região. “Fomos convidados para integrar a World Energy Cities Partnership, entidade mundial que reúne 13 cidades produtoras de petróleo em águas profundas. Queremos, por meio da Feira Brasil Offshore, ampliar nossos contatos internacionais, que visam a atração de investimentos para a cidade, com conseqüência na geração de emprego e assim, aquecimento da economia local”, assinalou.
Riverton lembrou que o petróleo é a força econômica mais expressiva da cidade. “Somos responsáveis pela produção de 83,1% do petróleo nacional e 42% do gás natural. Temos sediadas aqui mais de três mil empresas do setor offshore, incluindo inúmeras prestadoras de serviços”, contabilizou.
A organização do evento é da Media Group do Brasil (MG do Brasil), que disponibilizou 300 pessoas para montar os estandes e o aparato que dá suporte à estrutura da feira. As empresas expositoras vão ocupar uma área do pavilhão principal de 9,8 mil metros quadrados, além de um espaço de 14,7 mil metros quadrados de tendas extras.