Música, artesanato e vários quitutes serão oferecidos aos clientes nesta quinta-feira (27), a partir das 17 horas, na comemoração dos 18 anos da Associação dos Feirantes da Agroindústria Familiar de Macaé (Afam), mais conhecida como Feirinha da Praça Veríssimo de Mello. Também faz parte das festividades o projeto de capacitação de manipulação de alimentos, gestão, formalização, padronização e mudança das barracas, lonas e uniformes dos feirantes. O projeto conta com o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, que teve como objetivo a mudança da identidade visual em busca do reconhecimento estético pelos turistas e pelos macaenses com o intuito de melhorar a credibilidade, a organização e a padronização.
Além da parte estética, a secretaria ofereceu treinamento de boas práticas de alimentos em parceria com a Agência Municipal de Vigilância Sanitária (Amvisa) de Macaé; capacitação em gestão em parceria com o Sebrae e Casa do Empreendedor; e o acesso a linhas de crédito através do programa "Macaé aCredita em você!".
Por meio das orientações oferecidas nas oficinas e treinamentos, os expositores alteraram a estrutura das barracas para que em dias de chuva o manuseio dos alimentos não seja prejudicado, trocaram as lonas por novas e adaptadas ao novo tamanho da barraca, inseriram a prática do uso do uniforme, entre outros. A ideia é fazer com os expositores percebam o quanto a melhoria da feira impacta diretamente no público e nas vendas.
Os expositores também participaram de oficinas abordando temas sobre comprar, vender, administrar e planejar. O projeto da Nova Feira tem, ainda, parceria com as secretarias de Limpeza Pública e Manutenção, Mobilidade Urbana e Empresa Municipal de Iluminação Pública (Emip).
A feira, que faz parte do calendário do município há quase 20 anos, acontece na Praça Veríssimo de Mello toda quinta-feira, das 16h às 22h, onde 54 vendedores expõem seus produtos.