Feira de Adoção Animal adiada para o próximo sábado

21/01/2023 14:28:00 - Jornalista: Julie Silveira

A feira conta com apoio da Prefeitura de Macaé, por meio da Subsecretaria Adjunta de Proteção Animal

A Feira de Adoção de Animais que aconteceria hoje, na Associação de Moradores de Nova Macaé, foi adiada para o próximo sábado (28). A ação será realizada no mesmo local, de 10h às 16h. Serão disponibilizados cães e gatos, adultos e filhotes. A programação, que promete atrair um público apaixonado e consciente do zelo com o animal, é uma iniciativa da Associação Protetora dos Animais ARCA, ONG cadastrada no município. A feira conta com apoio da Prefeitura de Macaé, por meio da Subsecretaria Adjunta de Proteção Animal.

A programação contará ainda com reforço das equipes da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas) e da Comissão de Educação e Informação em Saúde (Ceis), ligadas à Secretaria de Saúde Municipal, que vão levar orientação a respeito de zoonoses e seus agravantes, com destaque a esporotricose e raiva.

O interessado em ser tutor e adotar um animal na Feira deve seguir critérios. É necessário preencher a ficha de adoção responsável com dados pessoais completos, como: endereço, CPF, RG e telefone de contato, para que seja feito o atendimento posterior à adoção. Também precisa ser maior de 18 anos mas, em caso de menores, os responsáveis assinam o termo. Além disso, é necessário assinar um termo de responsabilidade após o adotante preencher os requisitos através de uma entrevista. Há um prazo de até 45 dias de adaptação.

Para a adoção, todos os cuidados são priorizados. Os animais disponibilizados, se adultos, por exemplo, já estão castrados e vacinados. O subsecretário de Proteção Animal, Luan Campos, pontuou que a proposta da pasta é ampliar as feiras deste tipo, bem como se colocar à disposição das demais iniciativas no município.