logo

Feira de Ciências atrai três mil pessoas

24/10/2005 17:18:32 - Jornalista: Sérgio Lopes

A participação das escolas municipais na I Feira de Ciência e Tecnologia, dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada na Tenda da Igreja Metodista foi um sucesso de público. A programação, com revezamento diário de atividades lúdicas e interativas mobilizou o interesse de monitores, professores e de crianças e jovens que prestigiaram o evento. Os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes foram vistos por aproximadamente três mil pessoas nos três dias do evento. Além deles, a Banda de Tambores do Ciep Maringá promoveu três folias musicais percorrendo toda a área da Tenda.

Trabalhos de sete escolas foram selecionados para participar da Feira de Ciências Estadual – Colégio Ancyra Gonçalves Pimentel, Colégio Raul Veiga, Escola Professora Maria Letícia Santos Carvalho, Colégio Neusa Goulart Brizola, Escola Amil tanos, Coléfio Professora Maria Isabel Damasceno Simão e Colégio Cláudio Moacyr de Azevedo.

Este ano, a proposta de participação das escolas na Semana foi desenvolvida em torno da questão da água, acompanhando o tema do Ministério da Ciência e Tecnologia – “Brasil, Olhe para a Água!”. Assim, os estudantes criaram várias pesquisas sobre uso, contaminação e melhoria da qualidade da água. No encerramento, foram oferecidos troféus para as escolas e aos alunos vencedores, sendo 15 para os melhores trabalhos do ensino fundamental e cinco para o ensino médio. Os alunos ganharam computadores, bicicleta e uma bolsa de estudo para um curso de inglês e informática.

A Feira de Ciências das Escolas Municipais foi promovida pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SECTEC), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Além de divulgar e expor trabalhos científicos dos mais diversos cursos das escolas estaduais e federais, a Feira pretende criar “pontes” entre os setores das administrações públicas, fazendo com que se conheçam melhor, e aproximando a sociedade do desenvolvimento da cidade.

Para a diretora da escola Ancyra Gonçalves Pimentel, Elza Maria Machado Gomes, a feira ressaltou o trabalho que já é feito dentro das escolas para uma propagação maior, ampliando o que as instituições realizam, permitindo que um público maior tenha acesso. “Essa feira está ampliando a visão de que o mundo precisa ser preservado, porque se não estaremos destruindo nossas próprias vidas”, disse.

De acordo com a secretária de Educação, Milmar Pinheiro, eventos com a Feira são atividades em que a secretaria de educação tem como compromisso o resgate social. “Uma feira desse porte para os alunos que participaram, vai ficar para sempre marcado na história da vida deles. Quem sabe, no futuro, não saia daqui algum cientista com trabalho registrado no mundo”, indagou.

De acordo com o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, o evento foi muito importante pela oportunidade dos alunos trocarem informações com o público. “Com essa Feira, buscamos apoio junto às empresas para que os estudantes possam triunfar em uma carreira voltada à Ciência. Em relação aos trabalhos, encontramos soluções que poderão ser aplicadas em nosso município”, concluiu.