Feira de livros movimenta a Semana do Servidor

Oct 24, 2023 2:38:00 PM - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação

Houve distribuição gratuita de livros para os servidores públicos municipais

O guarda municipal Luiz Henrique Ledo Braga aproveitou uma oportunidade, inédita para ele, na manhã desta terça-feira (24). Ao avistar a Feira de Livros Grátis, no hall do Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo), escolheu duas obras para levar: "Da Vinci Decodificado", de Michael Gelb, e "Instruções Espirituais - Diálogos Com Motovilov", de Serafim de Sarov.

"Tenho o hábito de ler, mas, às vezes, falta oportunidade de ter novos livros. A chance de adquirir gratuitamente é imperdível. Eu posso levar, ler, reler e emprestar para quem também gosta. Hoje mesmo vou começar a leitura", disse Luiz Henrique, servidor público municipal de Macaé há 24 anos. Em todo esse tempo, é a primeira vez que ele vê uma iniciativa neste formato.

A Feira de Livros Grátis faz parte da programação especial da Semana do Servidor, organizada pela Prefeitura de Macaé. "Trouxemos para cá cerca de 120 livros, a maioria de ficção, incluindo alguns clássicos. E, rapidamente, praticamente tudo se esgotou", informou a coordenadora de projetos e eventos da Secretaria de Cultura, Conceição de Maria Rosa. "Amanhã à tarde voltaremos, com outras obras", salientou.

A ideia de organizar a Feira de Livros surgiu há alguns anos. "A Feira acontecia na Praça Veríssimo de Melo antes da pandemia de Covid-19. Depois fomos para a Praça das Artes, no Centro Macaé de Cultura", explicou o organizador do projeto de literatura e cinema da Secretaria de Cultura, Gerson Dudus, acrescentando que a Feira é uma das atrações do Programa Prefeitura Presente - que percorre os bairros oferecendo atividades diversas à população.

Os livros são recebidos através de doações voluntárias. Boa parte do acervo é oriundo da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (Fafima). O projeto segue recebendo novos títulos. Quem quiser doar, basta comparecer à sede da Secretaria de Cultura, localizada na Avenida Rui Barbosa, 780, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Só não são aceitos livros didáticos.

Semana do Servidor começou na segunda-feira

Na manhã desta terça-feira (24) também fizeram parte da programação da Semana do Servidor uma atividade de ginástica laboral, prática de medicina chinesa, uma palestra sobre "Saúde e Bem-Estar" (promovida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ) e dinâmica sobre saúde mental.

A Semana do Servidor começou na segunda-feira (23), no hall do Cealo e no Paço Municipal, com práticas de Tai Chi Chuan, medicina chinesa e auriculoterapia. O encerramento será no próximo sábado (28), Dia do Servidor, com a realização do Torneio de Futebol do Servidor, organizado pela Secretaria de Esportes, às 9h, no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo (Moacyrzão).

A sequência da programação:


Dia 25 (Quarta-feira)


9h - Medicina Chinesa

9h - Colóquio e dinâmica antirracista- Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

9h - Saúde e Bem-Estar- UFRJ

9h - Tai Chi Chuan Auriculoterapia

Dia 26 (Quinta-feira)

9h - Ginástica Laboral

9h - Medicina Chinesa

9h - Varal de Poesias

Dia 27 (Sexta-feira)

9h - Lançamento do Projeto: Destaque Servidor Macaé

9h - Dinâmica de Valorização da Mulher- Secretaria de Políticas para as mulheres

Dia 28 (Sábado)

9h - Torneio de Futebol do Servidor - Secretaria de Esportes (no Estádio Cláudio Moacyr)


Fotos Relacionadas